Interesse por carne de frango brasileira aumenta após surto de gripe aviária

Publicado em 30/01/2017 07:46

Países estão intensificando a procura pelo mercado brasileiro de carne de frango após o registro de gripe aviária na Ásia e Europa. A confirmação é da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) informando na última sexta (27) que foi sondada por nações que deixaram de comprar o produto de mercados que registraram casos de influenza aviária.

"Em 60 dias, temos condições de nos rearticular para atender parte da nova demanda", disse o presidente-executivo da Associação, Francisco Turra.

Conforme Turra, cerca de 600 mil toneladas devem deixar de ser compradas neste ano de nações que notificaram o registro da influenza aviária.

Leia ainda:

>> Produtor precisa reforçar controle na propriedade para afastar risco de influenza aviária, alerta ABPA

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o presidente da APA (Associação Paulista de Avicultura), Érico Pozzer, também confirmou o cenário. "Algumas indústrias já relatam aumento de consultas para determinados produtos nos últimos dias e, poderíamos ver reflexos disso nas próximas semanas", diz.

O desempenho das exportações, especialmente neste início de ano, é um ponto fundamental para composição de preço no mercado doméstico. As cotações do frango vivo vêm sofrendo forte pressão em janeiro devido ao desalinhamento entre oferta e demanda.

Como é típico no primeiro semestre, o consumo é enfraquecido no mercado interno. Por isso, o setor aposta no bom desempenho das vendas externas para escoar a produção.

O comunicado da ABPA também aproveitou para alertar os produtores sobre a necessidade de manter o status sanitário do Brasil, especialmente depois do registro da doença no país vizinho, Chile. O governo abateu preventivamente 150 mil perus. Depois de realizar novo teste e confirmar a doença, determinou o abate sanitário de mais 200 mil aves, que precisam ser descartadas.

A primeira medida do Ministério da Agricultura Brasileiro foi proibir a entrada de pessoas estranhas nos aviários ou mesmo que tenham vindo de viagem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário