Brasil pode recorrer à OMC se não houver acordo com China sobre frango, diz ministro
Sem conseguir convencer os chineses a suspenderem as tarifas antidumping provisórias sobre as importações de carne de frango do Brasil, que entraram em vigor no último sábado, o governo espera que a China desista da aplicação da medida no próximo mês de agosto, quando o país tomará sua decisão final. Segundo o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, até lá, as negociações ocorrerão no setor privado, ou seja, entre exportadores brasileiros e importadores do país asiático. Se não houver acordo, a saída será recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), processo que, no entanto, é considerado lento e pode levar anos para ser concluído.
A China anunciou sobretaxas de 18,8% a 38,4% sobre o valor das importações de carne de frango do Brasil na sexta-feira passada. As investigações começaram há cerca de um ano, a pedido dos produtores locais, que alegaram dumping — o preço do produto estaria chegando ao mercado chinês artificialmente baixo, para quebrar a concorrência. Mas tanto o governo como empresários brasileiros negam que isso esteja ocorrendo e argumentam que a carne de frango do Brasil representa apenas cerca de 5% do total das importações daquele país.
Leia a reportagem completa no site do O Globo
1 comentário
Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro
Vilson Ambrozi Chapadinha - MA
Os chineses se preparando.pra oferecer seu mercado nas negociaçoes com Trump.