China promete combater fraude envolvendo porcos em meio a epidemia de febre suína

Publicado em 12/07/2019 10:24

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - Gangues criminosas na China estão fingindo surtos de febre suína africana em fazendas livres da doença e forçando os agricultores a venderem seus porcos saudáveis a preços mais baixos, disse o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira.

Criminosos estão se aproveitando de uma doença altamente contagiosa que se espalhou por grande parte do país e interrompeu o maior mercado de carne suína do mundo.

A fraude envolve o posicionamento de porcos mortos em fazendas e a disseminação de rumores de que essas fazendas estão infectadas com a peste suína africana, que é frequentemente fatal para porcos, mas inofensiva para humanos.

As gangues pressionam os fazendeiros a vender seus porcos a preços mais baixos, violando os direitos dos agricultores e afetando a produção normal de suínos, informou o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais em um comunicado.

O ministério não deu mais detalhes, mas exigiu que todos que testemunharem tais atividades alertem as autoridades.

"Todas as localidades devem estar vigilantes e se proteger ativamente contra isso", afirmou.

Até metade dos porcos reprodutores da China morreram de peste suína africana ou foram abatidos devido à disseminação da doença, o dobro do oficialmente reconhecido, informou a Reuters no mês passado.

(Por Tom Daly)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário