Nova missão do Ministério da Agricultura vai à Rússia para negociar fim do embargo às carnes brasileiras

Publicado em 06/09/2011 08:04 e atualizado em 06/09/2011 10:11
Embargo já dura quase três meses e prejudica, principalmente, o setor de suínos
Uma segunda missão de técnicos do Ministério da Agricultura deve viajar para Moscou na próxima semana. O objetivo é acabar com o embargo às carnes brasileiras, que já dura quase três meses. O setor de suínos é o mais prejudicado.

O governo brasileiro acreditava que o embargo russo acabaria em agosto, mas Moscou ampliou a proibição. Além de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul a restrição foi estendida a frigoríficos de Santa Catarina e São Paulo. O número de plantas desabilitadas chega a 122, com prejuízos, principalmente, ao setor de carne suína, que teve as vendas reduzidas em 20%.

– O preço, há quatro, cinco semanas, tentou dar uma reagida. O embargo aumentou, foi maior para outras indústrias. O preço voltou a cair e hoje realmente, essa conjunção de baixos preços e aumento dos custos de produção, principalmente pelo aumento do preço do milho, tem causado sérios prejuízos aos suinocultores – disse Fabiano Coser, diretor-executivo da ABCS.

Para tentar resolver o impasse, uma nova missão brasileira deve ir a Moscou na semana que vem. E técnicos russos podem vir ao Brasil no próximo mês para inspecionar frigoríficos. O apoio à entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC) pode ajudar a destravar as divergências técnicas entre os dois países.

– Isso comprova, de certa maneira, que as exigências do governo russo não seriam somente sanitárias, mas envolveria um jogo político maior, ou seja, o de ingressar na OMC – declarou Virgílio Arraes, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário