Primavera na Argentina começa com chuvas escassas e oscilação térmica

Publicado em 24/09/2013 16:53

Nesta semana, a Argentina ainda deve passar por um período de altas temperaturas, sobretudo no norte da área agrícola, que receberá ventos tropicais, proporcionando temperaturas superiores ao normal. A seca no país só deve dar trégua na próxima semana, quando uma frente fria será responsável por elevar os índices pluviométricos do país.

A produção de trigo está sendo prejudicada pela escassez de chuvas na região dos pampas. A região precisa de volumes significativos para aumentar as condições do solo. A seca também incentivar um aumento na área do plantio de soja, uma vez que deve impedir a realização do plantio de milho, ocasionando na migração dos produtores para a cultura.

A maior parte da área agricola deve registrar temperaturas entre 20ºC e 25ºC. As frentes frias devem atingir a maior parte de Buenos Aires, o centro-leste do noroeste argentino e o centro de Cuyo, onde as temperaturas ficam entre 15ºC e 20ºC. No oeste do noroeste argentino e no oeste de Cuyo, as temperaturas podem ainda ser inferiores a 10ºC.

As precipitações moderadas a muito abundantes (10 a 75 mm) estão previstas para Missiones e para o norte de Corrientes. O restante da área agrícola receberá valores escassos, com menos de 10mm de precipitações.

Há riscos de geadas para o leste do noroeste argentino, para a região do Chaco, o norte de Missiones, a maior parte de Corrientes, para o norte de Córdoba, para o norte de Santa Fé, para o leste de Cuyo e para o centro de La Pampa. Geadas generalizadas devem ocorrer também no oeste do noroeste argentino, no oeste de Cuyo, no nordeste de San Luis e nas serranias de Buenos Aires. No extremo oeste do nordeste argentino e no extremo oeste de Cuyo, as temperaturas devem chegar a -5ºC.

Chuvas podem aliviar seca na próxima semana

Na próxima semana, os ventos do setor norte retornam e provocam o aumento da temperatura na maior parte da área agrícola. As maiores temperaturas estarão concentradas no leste de Salta e no norte da região do Chaco, onde os termômetros devem registrar temperaturas entre 30ºC e 35ºC.

Uma passagem de frente fria de pampeiro irá provocar precipitações de diversas intensidades sobre grande parte da área agrícola argentina, que irá receber chuvas de 25mm a 75mm, com vários núcleos de formação de tornados com precipitações superiores a 100mm e risco de granizo e ventos, o que poderia começar a aliviar a seca que afeta a maior parte do oeste e o centro da área agrícola. 

Com informações da Bolsa de Cereais de Buenos Aires

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário