Clima: Águas do Pacífico continuam se aquecendo e possibilidade de El Niño continua

Publicado em 05/11/2014 15:22

As condições de clima que indicam características semelhantes ao El Niño continuam presentes nos radares dos meteorologistas e se aproximam, cada vez mais, a medida em que continua o aquecimento das águas do oceano Pacífico. O evento pode trazer, segundo explicam meteorologistas à agência de notícias Bloomberg, seca para a Ásia e e chuvas acima do normal para a América do Sul, e pode ser intensificado no início do próximo ano.

O Escritório de Meteorologia da Austrália divulgou em seu site, nesta quarta-feira (5), que três de oito modelos climáticos poderiam alcançar os limites do El Niño em janeiro e outros dois apontam que os níveis de possibilidade do evento climático ainda se mostram tímidos. Assim, o instituto mantém seu status de observação, indicando, no mínimo, 50% de chance de um fenômeno fraco a moderado. 

Com essas condições, o escritório vem adiando suas projeções para o início do El Niño, já que as alterações do clima que configuram o evento climático não tem se desenvolvido de forma consistente. Assim, para o MDA Weather Services, a probabilidade é de que um fenômeno mais fraco se desenvolva no final deste ano. 

"As temperaturas da superfície do oceano Pacífico tropical se elevaram nos últimos dois meses e o Índice de Oscilação do Sul se manteve negativo, porém, os indicadores geralmente se mantêm em uma faixa neutra. Assim, a existência de águas mais quentes do que a média no Pacífico tropical dá sustentação à continuação das condições atuais da proximidade de um El Niño", informou o Escritório de Meteorologia da Austrália. 

Tradução: Notícias Agrícolas

Por Carla Mendes

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário