Clima: Mais um dia com chuvas sobre a região Centro-Norte

Publicado em 17/03/2015 09:33

 Nuvens de chuvas ainda são observadas sobre grande parte das regiões central e norte do Brasil nessa manhã de terça-feira. Assim, a previsão para hoje continua sendo de chuvas sobre a faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Piauí e Maranhão e sobre a região oeste da Bahia.

Essas chuvas poderão, novamente, inviabilizar os trabalhos de colheita da soja e de demais culturas, mas por outro lado, estão mantendo os solos com bons níveis de umidade, o que por sua vez estão favorecendo o desenvolvimento de diversas culturas, como milho safrinha, café, cana de açúcar, laranja, hortaliças entre outras. E esse tempo mais fechado e com chuvas a qualquer hora do dia deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana.  Isso poderá atrapalhar a finalização do plantio do milho safrinha e demais culturas de 2ª safra, além de atrapalhar a colheita da soja.

No Sul e também no Mato Grosso do Sul o tempo segue aberto e com possibilidade apenas para pancadas de chuvas isoladas e de baixa intensidade sobre o extremo leste do Paraná e nordeste do Mato Grosso do Sul. Nas demais regiões desses Estados, bem como em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, não há previsão de chuvas para essa terça-feira e nem tão pouco para toda essa semana. O resfriamento das águas equatoriais do Oceano Pacífico na região leste está desfavorecendo a formação de nuvens de chuvas e com isso, esses Estados sofrem com a escassez de chuvas nesse mês de março. Onde já há relatos de reduções de produtividade na soja.

As chuvas só deverão retornar a essas regiões no final do mês. Mas o grande destaque será a primeira onda de frio que deverá ocorrer já no primeiro final de semana do outono, onde as temperaturas em algumas cidades gaúchas, catarinenses e até do Paraná deverá registrar valores abaixo dos 10°C. Mas não há nenhum risco para geadas.

Somar

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário