Clima: Frente fria avança pelo Sul do Brasil e semana será com chuvas em boa parte do Brasil

Publicado em 20/04/2015 09:18
 O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil já provoca chuvas em boa parte do Rio Grande do Sul nessa manhã de segunda-feira. E aos poucos esse sistema irá avançar não só pelos demais Estados da região, mas também pela região Sudeste, onde irá provocar chuvas sobre todas as regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, além de que a partir de amanhã chuvas também serão observadas sobre toda região do MAPITOBA. Essas chuvas manterão as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, em especial o milho e algodão. Porém, essas mesmas chuvas irão atrapalhar o pleno andamento da colheita da soja, principalmente nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul e do MAPITOBA. Sendo que na Bahia e no Piauí essas chuvas poderão trazer alguns prejuízos localizados.
 
Mesmo o tempo abrindo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina já a partir de amanhã os volumes de chuvas que irão ser registrados sobre esses Estados possibilitarão uma recuperação, mesmo que parcial, dos volumes de água no solo, garantindo condições razoáveis ao preparo do solo e plantio das culturas de inverno. Além disso, no Sudeste e Centro-oeste culturas como hortaliças e perenes, como café e cana de açúcar serão também bastante beneficiadas, apesar de que essas chuvas poderão atrapalhar o andamento da colheita da cana, mas não haverá danos à cultura, já que não deverão vir a ocorrer longos períodos de “invernada”.
 
Com relação as temperaturas, após a passagem dessa frente fria, uma massa de ar polar deverá avançar sobre o Sul do Brasil, onde deverão ocorrer o declínio acentuado das temperaturas mínimas, sendo que o frio mais intenso deverá vir a ocorrer somente na próxima semana, onde as temperaturas mínimas deverá ficar abaixo dos 10°C em boa parte das cidades da região Sul e Sudeste.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário