Somar Meteorologia: Quarta-feira (22) de chuva no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 22/04/2015 08:17

(SATÉLITE) A quarta-feira (22) começou instável e com chuva entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste por conta da passagem de uma frente fria. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical organizou mais nuvens no leste. Já na Amazônia Legal, algumas instabilidades tropicais também deixaram nuvens carregadas nesta manhã.

(CHUVA) E o sistema frontal provocou chuva nas últimas horas. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), choveu 77mm em Prudentópolis, PR. Este valor corresponde a 81% de toda a chuva normal para o mês de abril na cidade. Ainda segundo o CEMADEN, os maiores acumulados em 24 horas foram observados em Comodoro, MT com 59mm, 55mm em Guarapuava, PR, 54mm em Conceição do Mato Dentro, MG, 49mm em Mongaguá, SP, 42mm em São José do Rio Preto, SP, 42mm em Bauru, SP e 41mm em Itapetininga, SP. Em Campinas, SP foram 29mm em 24 horas na Vila Vitória (ou 48% da média do mês de abril), sendo que choveu forte no fim da tarde de ontem. Em Varginha, MG, choveu 48mm em 24 horas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), correspondendo a 77% de toda a chuva normal para o mês de abril na cidade. Foi a maior chuva em 24 horas do ano na cidade e também desde 14 de janeiro de 2013 nesta estação. Ainda pelo INMET choveu 56mm em Castro, PR, 53mm em Ivaí, PR e 37mm em Inácio Martins, PR.

(TEMPERATURA) Manhã fria em Santa Catarina. Segundo o INMET, a estação do Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra registrou temperatura mínima de 5,5ºC às 5h da manhã, mas com sensação térmica de apenas 3ºC. No Rio Grande do Sul, duas cidades amanheceram com menos de 10ºC: Bagé com 9,8ºC e Jaguarão com 8,6ºC.

(VENTO) O município de Posse, GO, registrou rajada de vento de 71km/h nesta madrugada.

(TORNADOS) Mais tornados foram reportados desde a ocorrência em Xanxerê, SC, na tarde da segunda-feira (20) e que provocou duas mortes e mil desabrigados. Um deles ocorreu em Ponte Serrada, SC, e teria alcançado a categoria F1 na escala Fujita com ventos de até 150km/h, praticamente no mesmo horário do de Xanxerê e que derrubou telhados e árvores, sem vítimas. Uma tromba d´água foi avistada em Parintins, AM na terça-feira (21). A tromba d´água consiste num tornado que se forma sobre superfícies aquáticas. Não houve danos no local, Por fim, uma nuvem funil foi registrada em Guarapuava, PR, na terça-feira, mas não chegou a tocar o solo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário