Mato Grosso: Meados de junho terá grande amplitude térmica
A baixa umidade relativa do ar fará com que o Estado de Mato Grosso passe por um período de grande diferença entre temperaturas mínimas e máximas em meados de junho.
Alguns modelos numéricos de previsão do tempo apontam que, entre os dias 14 e 18 de junho, a temperatura mínima cairá para algo entre 12°C e 15°C e a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 35°C. Isto acontecerá por causa da baixa umidade relativa do ar que ficará abaixo dos 20% neste período.
O aumento da amplitude térmica neste ano aparecerá mais cedo que o normal. Nos últimos anos, a maior diferença foi nos meses de agosto. Analisando-se, por exemplo, os dados da estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), em Campo Novo do Parecis, em 29 de agosto de 2013, a temperatura mínima chegou aos 13°C e a máxima alcançou 34,5°C com umidade relativa do ar mínima de 17%. No ano passado e em 2012 apesar da diferença não ter sido tão grande, ela também aconteceu em agosto. Normalmente, a diferença de temperatura é maior em agosto por conta da radiação solar, que aumenta a cada dia após a entrada do inverno, e pela baixa umidade do ar.
Confira a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo
0 comentário
São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de MG, ES, GO, MS e PR têm alerta para onda de calor até a tarde do Natal
Tempestade causa prejuízo no RS e instituições mantêm alerta para altos volumes de chuvas
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (23) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil segue com alertas de chuvas intensas, aponta Inmet
Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país