Mato Grosso: Meados de junho terá grande amplitude térmica

Publicado em 05/06/2015 14:19

A baixa umidade relativa do ar fará com que o Estado de Mato Grosso passe por um período de grande diferença entre temperaturas mínimas e máximas em meados de junho.

Alguns modelos numéricos de previsão do tempo apontam que, entre os dias 14 e 18 de junho, a temperatura mínima cairá para algo entre 12°C e 15°C e a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 35°C. Isto acontecerá por causa da baixa umidade relativa do ar que ficará abaixo dos 20% neste período. 

O aumento da amplitude térmica neste ano aparecerá mais cedo que o normal. Nos últimos anos, a maior diferença foi nos meses de agosto. Analisando-se, por exemplo, os dados da estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), em Campo Novo do Parecis, em 29 de agosto de 2013, a temperatura mínima chegou aos 13°C e a máxima alcançou 34,5°C com umidade relativa do ar mínima de 17%. No ano passado e em 2012 apesar da diferença não ter sido tão grande, ela também aconteceu em agosto. Normalmente, a diferença de temperatura é maior em agosto por conta da radiação solar, que aumenta a cada dia após a entrada do inverno, e pela baixa umidade do ar. 

Confira a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário