Tempo seco predomina em grande parte do Brasil nessa semana

Publicado em 08/06/2015 07:18

A presença de uma massa de ar seco sobre toda a região central do Brasil mantem o céu com pouquíssimas nuvens e consequentemente sem previsões para chuvas em todas as regiões produtoras do Sudeste, Centro-oeste e Paraná. Com isso, não só essa segunda-feira mais toda a semana será de tempo seco e com temperaturas em elevação, principalmente as máximas. Assim, todos os trabalhos de campo, como colheita, tratos culturais e plantio poderão ser realizados sem maiores transtornos ao longo de toda essa semana. Quanto mais avança a colheita do milho safrinha, mais se pode observar que as condições meteorológicos foram mesmo bastante favoráveis à cultura, pois os índices de produtividade estão superando as estimativas preliminares, em todas as regiões de produção do Brasil. No caso da cana de açúcar os índices de produtividade estão dentro da média esperada, mas devido as chuvas ocorridas durante a segunda quinzena de maio e também nos primeiros dias de junho, houve retração da quantidade processada, além de que esse excesso de umidade também afetou a qualidade, ou seja, a concentração de ATR (Açúcar Total Recuperável) dentro da planta. Mas como não há previsão de chuvas ao longo desses próximos 10 dias, as condições de rendimento e qualidade irão melhor para o setor sucroalcooleiro.

No Sul, mais especificamente, no Rio Grande do Sul, áreas de instabilidade associadas a ação de uma frente fria, mantém o tempo instável e com possibilidade para chuvas em grande parte do Estado gaúcho, principalmente sobre a metade sul e leste. Essas chuvas vem atrapalhando o plantio do trigo e das demais culturas de inverno, mas por outro lado, estão elevando os níveis de umidade do solo. E esse tempo mais fechado e chuvoso deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana, sendo que na quinta-feira essas áreas de instabilidade avançarão sobre Santa Catarina e Paraná onde irão provocar chuvas generalizadas sobre esses Estados. E a tendência é que esse padrão meteorológico se mantenha durante todo o mês de junho, isto é, chuvas concentradas apenas sobre o Sul do Brasil, sendo que os maiores volume deverão ocorrer sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso poderá trazer algumas perdas pontuais à cultura do trigo.

No MAPITOBA, áreas de instabilidade poderão provocar chuvas pontuais sobre a região noroeste da Bahia, bem como sobre as regiões sul do Piauí e do Maranhão. Serão chuvas de fraca intensidade, curta duração e bem localizadas. Mas poderão comprometer os trabalhos de colheita e até mesmo prejudicar lavouras de algodão. Mas chuvas mesmo somente na faixa litorânea da região. Contudo, essas áreas de instabilidade irão perder forças rapidamente e a semana será marcada pelo tempo seco e temperaturas altas.

Pra finalizar, chuvas de fraca a moderada intensidade ainda continuarão a ocorrer durante toda essa semana, sobre todas as regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos, o que poderão prejudicar o desenvolvimento das lavouras de milho e soja do meio-oeste. Mas os danos serão mínimos, pelo menos por enquanto. Mas a tendência é que a safra tenha condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento do milho e da soja, assim como para o algodão. Mas vale ressaltar que esse verão norte-americano será marcado por chuvas acima da média.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário