Após chuva atingir 50 mil pessoas, RS deve ter dia seco em todas as regiões

Publicado em 22/07/2015 08:18

Após uma onde de chuva que afetou as vidas de mais de 50 mil pessoas nos últimos dias, o Rio Grande do Sul terá tempo seco nesta quarta-feira (22) em todas as regiões. A mudança no clima será provocada por uma massa de ar polar, que deve derrubar as temperaturas no estado, conforme aponta a previsão do tempo do RBS Notícias.

A temperatura mínima prevista é de 3°C em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. E tem risco de geada. À tarde, deve fazer 15ºC em Porto Alegre. O vento intenso deixa o mar agitado, com ondas passando dos 3m de altura.

As cheias nos rios, no entanto, só deverão normalizar no final da semana. O vento de sul é responsável por represar o Guaíba, que recebe água das cabeceiras dos afluentes, mas não escoa para a Lagoa dos Patos e mantem o nível alto.

De acordo com boletim divulgado na noite desta terça-feira (21) pela Defesa Civil, apesar da trégua na chuva, 51.009 pessoas são afetadas, ante 50.728 divulgados anteriormente. A contagem de desabrigados também subiu: foi de 2.029 para 2.768.

 

São 64 municípios afetados. Dentre eles, 26 estão em situação de emergência. Conforme a Defesa Civil, a situação mais grave se concentra nos municípios de Esteio, Gravataí e Cachoerinha, na Região Metropolitana, e em Porto Alegre, na Zona Norte e nas ilhas do Guaíba.

Na Vila Rica, em Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre, moradores que voltaram parar conferir a situação de suas residências se desesperaram ao encontrar as casas tomadas pela água. "Eu perdi tudo, tudo. Não sobrou nada das minhas coisas, nada. Cheguei do serviço, tudo boiando dentro de casa. Não tenho mais nada", disse a diarista Grazi Lisboa, entre lágrimas.

De acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a chuva inundou as estações de captação de água de Alvorada e Cachoeirinha, na Região Metropolitana. A situação afeta o abastecimento em todos os bairros de Alvorada e Viamão, bem como em partes de Cachoeirinha e Gravataí.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - RS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário