Nível dos reservatórios de Minas Gerais estão baixos, chuvas significativas retornam só no fim de outubro

Publicado em 06/08/2015 18:42

Por: Aline Cardoso

O tempo está seco em boa parte do Brasil e os reservatórios sofrem com a falta de água. A primeira quinzena de agosto promete ser seca em todo o Sudeste e os mananciais de Minas Gerais pedem socorro. O reservatório de Furnas, por exemplo, está 12 metros abaixo que o normal. 

Os meses chuvosos em Minas Gerais vão de outubro até março, apesar de ter chovido bastante entre esses meses sobre Ouro Preto, cidade em que começa o rio das Velhas, o acumulado não foi suficiente. De acordo com o banco de dados da Somar Meteorologia, o volume de chuva ficou 20% abaixo que o normal para o período. A chuva foi mais volumosa entre janeiro a março de 2015 em Ouro Preto, porém de outubro à dezembro de 2014, a chuva foi menos significativa. Vale salientar que o problema dos baixos níveis dos reservatórios não se deve ao último verão, e sim aos três últimos verões que tiveram menores volumes de chuvas para encher os mananciais. 

Confira os níveis dos reservatórios de Minas Gerais

O reservatório que abastece maior parte da população é o Rio Manso, são 1,5 milhão de pessoas, o manancial está com 42,7% e sua capacidade. Já o Serra Azul, atende 530 mil pessoas e está com 13,2% do total. O Vargem Flores, atende 314 mil e está com 32,1% de sua capacidade total.

Nada de chuva nos próximos meses, portanto, economize água!

Os próximos dias serão secos sobre o Sudeste, em especial sobre Minas Gerais. Segundo a previsão da Somar Meteorologia, apenas a partir do dia 20 é que há expectativa de chuva no Estado mineiro, porém não será essa precipitação que vai reverter à situação atual dos baixos níveis dos reservatórios. 
As chuvas mais significativas retornam ao Estado de Minas Gerais no fim de outubro, mas não serão essas precipitações que vão aliviar os reservatórios. Isso porque há um déficit hídrico no solo, para se ter ideia, a capacidade hídrica está em apenas 10% em boa parte do Estado (sendo que o ideal é valor acima dos 70%). “Em novembro, as chuvas começam a repor os níveis dos mananciais, já que aumenta a umidade do solo. As chuvas da próxima primavera e verão serão irregulares, mesmo com o enfraquecimento do El Niño na costa do Peru, este sistema deixa as precipitações irregulares no Sudeste”, afirma a meteorologista Olivia Nunes da Somar. Então não será no próximo verão que as chuvas vão solucionar o problema do abastecimento de água em Minas Gerais. 

Leia a matéria no site Jornal do Tempo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário