Chuva causa prejuízos de R$ 500 mil em lavouras de Tapejara (RS)

Publicado em 14/07/2016 07:41

Os temporais do início da semana causaram prejuízo para as lavouras do Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), as perdas devem chegar a mais de R$ 500 mil em Tapejara.

A chuva durou apenas 10 minutos, resultando em um acumulado de 60 mm. Além das pancadas, houve queda de granizo. A água gelada teve o mesmo efeito de uma geada para as lavouras de trigo, cevada e canola. A estimativa é que 130 famílias tenham perdido parte das plantações.

Além disso, o temporal deixou casas alagadas e destelhadas, e provocou a queda de postes e árvores, que bloquearam estradas. O bairro mais atingido foi o Loteamento Real I. No interior, na Linha 3 e Linha 4, a chuva e o vento forte causaram estragos em moradias.

Após o levantamento dos danos causados, a prefeitura decretou situação de emergência. O documento foi baseado nas perdas da agricultura com destruição nas lavouras,além dos danos em casas, galpões, armazéns, bueiros e na rede elétrica. O decreto será encaminhado à Defesa Civil.

Segundo o levantamento feito pelo órgão,  2.024 casas foram atingidas pelo mau tempo em todo o estado. Ao todo, sete municípios registraram perdas.

A cidade mais atingida foi Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, que teve cerca de 1 mil residências danificadas. Os moradores estão recebendo doações (saiba mais no vídeo acima).

Em Soledade, na Região Norte do estado, há o registro de 500 casas com danos. A prefeitura segue arrecadando donativos e distribuindo telhas para as famílias atingidas. A principal necessidade é de roupas, principalmente infantis. Doações podem ser entregues no quartel do Corpo de Bombeiros da cidade.

Os dois municípios já iniciaram o processo de decreto de situação de emergência, que ainda não foi homologado, assim como o de Tapejara.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - RS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • diego Vila Langaro - RS

    Municípios vizinhos como: Vila Langaro, Agua Santa e Sertão, também foram atingidos, tendo danos de grande monta em propriedades e culturas como trigo, cevada, aveia e pastagens destruídas.

    0