Geadas e temperaturas negativas atingem áreas agrícolas no Sul do Brasil

Publicado em 18/07/2016 10:15

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - A segunda-feira começou com formação de geadas em diversas regiões do Sul do Brasil, com possibilidade de danos a lavouras de trigo no oeste do Paraná, disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia.

"Ainda é muito cedo para receber relatos de perdas", ponderou o especialista, em relatório.

Segundo o Simepar, instituto de meteorologia ligado à Universidade Federal do Paraná, "temperaturas negativas são registradas em várias cidades do Estado" na manhã desta segunda-feira.

"Há grande possibilidade de que lavouras de trigo tenham sido afetadas, já que na região oeste paranaense mais de 6 por cento das lavouras já se encontram na fase de florescimento, fase essa bastante suscetível a geadas", destacou Santos.

Também houve condições para geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas as plantações de inverno nestes Estados não estão em fases de desenvolvimento que possam ser comprometidas pelas baixas temperaturas.

"Não há registros, pelo menos até o momento, de danos em culturas de café e de cana de açúcar", afirmou Santos, referindo-se a culturas que predominam no norte do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Segundo o Simepar, a terça-feira ainda terá temperaturas muito baixas no Paraná, com registro de geada moderada nas regiões em parte da região sudoeste, centro-sul e nos Campos Gerais e de fraca intensidade em parte do oeste, sudoeste, no sul da região nordeste.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário