Clima: Tempestades seguem no Sul e também atingem nesta 6ª áreas de SP e MS; chuvas intensas previstas para MG

Publicado em 27/10/2017 10:45

LOGO nalogo

Novas instabilidades são vistas no Sul do Brasil nesta sexta-feira (27), com alerta de tempestades em todo o estado do Paraná, Santa Catarina e em áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Podem ocorrer ventos fortes e granizo a qualquer hora do dia nessas localidades. Também há previsão de chuvas intensas em áreas de Minas Gerais no dia.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (28/10 a 30/10) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (27/10 a 02/11) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Conforme reportado nos últimos dias, as chuvas têm se espalhado pelo Centro-sul do Brasil, ainda que em forte intensidade em algumas áreas com perdas aos produtores do Sul, principalmente. Ainda assim, essa condição já dá melhores condições para o plantio de grãos da safra 2017/19. Agricultores chegaram a se arriscar a plantar no pó nas últimas semanas. A previsão aponta que chuvas devem ocorrer durante todo o fim de semana na região.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Inmet em referência às tempestades previstas no Paraná e Santa Catarina. Em áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a previsão nesta sexta-feira é de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), além de granizo.

Veja o mapa das áreas com previsão de temporais nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com previsão de temporais nesta 6ª feira - Sul - Fonte: Inmet - MS / SP
Fonte: Inmet

Mapa das áreas com previsão de temporais nesta 6ª feira - Sul - Fonte: Inmet - MS / SP
Fonte: Inmet

As chuvas fortes têm sido recorrentes nas últimas semanas no Sul, chegando a ficar acima da média pra o mês em diversas cidades. Informações da Climatempo mostram que entre às 10 horas de quarta-feira (25) e às 10 horas desta quinta-feira (26), o acumulado chegou a 60,8 mm em Campina da Lagoa (PR). Em Foz do Iguaçu (PR), choveu 40 mm e diversas cidades como Ivaí, Castro, Planalto e Laranjeiras do Sul tiveram volumes superiores a 30 mm.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nos últimos dez dias para todo o Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nos últimos dez dias para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Chuvas intensas em Minas Gerais

Além da previsão de tempestades no Sul e áreas de São Paulo, o Inmet prevê ocorrência de chuvas intensas em áreas do Sul de Minas Gerais. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", disse o instituto. Essas fortes chuvas devem amenizar o déficit hídrico e favorecer os cafezais.

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com previsão de temporais nesta 6ª feira - Sul - Fonte: Inmet - MG
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário