Tempo: Chuvas voltam para o Sul do Brasil e tem alerta de tempestades nesta 2ª; instabilidades por quase todo o país

Publicado em 19/02/2018 11:20

LOGO nalogo

A semana começa com instabilidades em quase todas as regiões brasileiras. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas voltam ao Sul do país depois de vários dias com condições climáticas adversas e aliviam as preocupações dos produtores. A região, inclusive, tem alerta de tempestades nesta segunda e terça-feira.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Inmet. O aviso para as áreas dos três estados da região Sul vale para até às 23h59 de amanhã (20).

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/02 a 22/02) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/02 a 22/02) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Essa condição de mais chuvas para o Sul do país ameniza em parte as preocupações dos produtores do Sul que devem avançar mais fortemente com a colheita nos próximos dias. Diversas cidades do Rio Grande de Sul decretaram emergência devido à estiagem nos últimos dias. Segundo noticia o G1 regional, em Canguçu (RS), as perdas de soja e milho podem chegar a mais de 50%

O Inmet ainda alerta para tempestades em áreas do Mato Grosso do Sul nesta segunda, bem como chuvas intensas sobre parte dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Instabilidades são vistas por quase todo o país e a situação demanda atenção já que produtores ainda realizam a colheita da safra de verão. Segundo o modelo Cosmo, as chuvas em todo o Mato Grosso se intensificam mais para o final da semana, bem como na região do Matopiba. Os acumulados diários ficam próximos de 60 milímetros.

Na região Norte, as chuvas já foram fortes no final de semana e devem continuar nos próximos dias. A região é a que tem maior número de cidades com altos acumulados nas últimas 24 horas em todo o país, segundo dados do Inmet. Porto de Moz (PA) acumulou 131,9 mm em 24 horas, já São Gabriel da Cachoeira (AM) registrou 99,6 mm e Tefe (AM) teve 90 mm.

A Climatempo destaca que muitas áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e alguns estados do Nordeste devem acumular altos volumes durante a segunda quinzena de fevereiro de 2018 e os primeiros dias de março.

"No período entre 22 e 26 de fevereiro, a chuva deve ser mais frequente e forte sobre o Amapá Pará, mas também sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Várias áreas de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo podem acumular pelo menos metade da média de chuva normal para fevereiro. Mas a chuva continua escassa na maioria das áreas da Região Sul do Brasil", noticia a empresa meteorológica.

Veja o mapa com a previsão de chuva acumulada entre 22 e 26 de fevereiro:

mapa com a previsão de chuva acumulada entre 22 e 26 de fevereiro - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário