Tempo: Instabilidades ganham força e março começa com previsão de mais chuvas para a região Sul do Brasil

Publicado em 01/03/2018 10:26

LOGO nalogo

As chuvas voltaram nos últimos dias para a região Sul do Brasil, ainda que em baixos volumes, mas com relatos de granizo em alguns municípios. No entanto, a previsão para o mês de março mostra um aumento de áreas de instabilidade sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os acumulados diários podem atingir os 50 milímetros.

"O fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte do país está ganhando força sobre a Região Sul facilitando a formação de nuvens carregadas. Ao mesmo tempo, um sistema de baixa pressão atmosférica ganha força sobre o Paraguai e o norte da Argentina, e também vai colaborar para a formação das nuvens de chuva", noticiou a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (02/03 a 04/03) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (02/03 a 04/03) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

As condições de chuva aumentam bastante no final de semana na região e podem ocorrer chuvas fortes, principalmente sobre o Paraná, segundo mostra o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os acumulados diários podem atingir os 50 mm. Meteorologistas da Climatempo esperam por uma nova frente fria no início da semana que vem.

Produtores da região Sul devem estar atentos às previsões específicas de suas lavouras uma vez que a colheita na maior parte dos estados ainda está no início e chuvas neste momento podem atrapalhar o avanço dos trabalhos no campo. A colheita da safra de grãos no Sul, normalmente, ocorre mais tarde do que em outras localidades.

Nos últimos dias, algumas cidades da região Sul já registraram chuvas fortes e ocorrência de granizo com danos em lavouras de milho, soja e tabaco.

Chuva de granizo danifica lavouras de soja e milho em Almirante Tamandaré do Sul (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva de granizo danifica lavouras de soja e milho em Almirante Tamandaré do Sul (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva de granizo danifica lavouras de soja e milho em Almirante Tamandaré do Sul (RS) - Foto: Reprodução/Redes SociaisChuva de granizo danifica lavouras de soja e milho em Almirante Tamandaré do Sul (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva de granizo danifica lavouras de soja e milho em Almirante Tamandaré do Sul (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva de granizo danifica lavouras de soja e milho em Almirante Tamandaré do Sul (RS) - Foto: Reprodução/Redes SociaisChuva de granizo danifica lavouras de soja e milho em Almirante Tamandaré do Sul (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva de granizo danifica lavouras de soja e milho em Almirante Tamandaré do Sul (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva de granizo em Nova Veneza (SC) - Foto: Reprodução/Redes SociaisChuva de granizo em Nova Veneza (SC) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva de granizo afeta lavouras em Taperaja (RS) - Foto: Deivi Junior Bertoglio Chuva de granizo afeta lavouras em Taperaja (RS) - Foto: Deivi Junior BertoglioChuva de granizo afeta lavouras em Taperaja (RS) - Foto: Deivi Junior Bertoglio Chuva de granizo afeta lavouras em Taperaja (RS) - Foto: Deivi Junior Bertoglio

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário