Tempo: Semana começa com alerta de muitas chuvas em áreas produtoras do Matopiba e MG

Publicado em 12/03/2018 09:47

LOGO nalogo

A semana começa com previsão de altos acumulados e chuvas intensas em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e, mais uma vez, a colheita da safra de grãos pode ter problemas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que nesta segunda-feira (12) deve chover intensamente sobre o Sul do Maranhão.

O instituto também prevê durante o dia muita chuva sobre o Centro-Sul do Piauí e quase todo o estado da Bahia. A faixa Centro-Norte de Minas Gerais também deve receber precipitações nesta segunda. Em todos esses estados são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e de até 50 milímetros por dia.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (12/03 a 14/03) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (12/03 a 14/03) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

No Maranhão, as chuvas devem chegar acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h). Ainda assim, em todas as áreas, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são baixas, segundo alerta o Inmet. O aviso vale para até o fim da manhã.

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Sao Francisco Pernambucano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira  - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira  - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense

A Climatempo destaca que as chuvas desta segunda chegaram com o avanço de uma nova frente fria na região central do Brasil. Na terça e quarta-feira, o tempo volta a abrir. "A tendência é que toda a segunda quinzena de março tenha chuvas mais generalizadas e em bons volumes em toda metade sul da América do Sul, o que irá favorecer o desenvolvimento das lavouras de soja, milho, café, cana-de-açúcar e pastagens", informa.

Leia mais:
» Chuva pode prejudicar trabalhos de campo em grande parte do BR

A região Centro-Norte já recebeu bastante chuvas nos últimos dias. Essa previsão de mais precipitações renova as preocupações dos produtores com a colheita da safra de verão. Precipitações neste momento atrapalham o avanço dos trabalhos e favorecem o aumento da umidade dos grãos colhidos. A Climatempo, no entanto, diz acreditar apenas em paralizações pontuais.

Também deve chover bastante nesta segunda em áreas do Centro-Oeste, principalmente sobre o estado de Mato Grosso, segundo mostra a mais recente atualização do modelo Cosmo do Inmet.

Na semana passada, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia informado que as chuvas significativas permaneceriam sobre o Centro-Norte do país com volumes significativos até o início desta semana com um fenômeno caracterizado com invernada. O Sul do país segue sem precipitações significativas.

Veja mais:
» Invernada no Centro-Norte do país com volumes significativos de chuvas até o início da próxima semana

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário