Tempo: Previsão de chuva forte nesta 2ª feira no Sul e potenciais danos para safra no PR e SC

Publicado em 19/03/2018 09:55

LOGO nalogo

A semana começa com previsão de chuvas fortes sobre alguns estados do Sul do Brasil após um final de semana já com muitas instabilidades sobre a região. Há, inclusive, alerta de tempestades para áreas próximas ao litoral do Paraná e Santa Catarina nesta segunda-feira (18) e potenciais danos para a safra não estão descartados.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", informa o instituto com sede em Brasília (DF).

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 66 horas (19/03 a 21/03) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 66 horas (19/03 a 21/03) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Litoral Paranaense, Litoral Norte Catarinense

As chuvas das próximas horas, no entanto, não devem atingir com força o Rio Grande do Sul, estado que enfrentou condições climáticas adversas nas últimas semanas, mas teve boas chuvas recentemente. Segundo explica a chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida, as precipitações ficam ainda mais restritas a partir da próxima quarta-feira (21) no estado.

"A partir dos dias 26 e 27 é que uma frente fria deve se organizar e se deslocar. A ideia é que a última semana do mês de março deve ser mais chuvosa no Rio Grande do Sul", explica a meteorologista. O último final de semana foi marcado por boas chuvas em diversas localidades da região Sul.

Veja mais:
» Chuvas se intensificam a partir da próxima quinta-feira (22) no Centro Norte do país e podem atrapalhar colheita no Matopiba

A colheita da safra de grãos nos três estados da região Sul costuma ser mais tardia do que no restante do país e ainda caminha lentamente, portanto, precipitações volumosas neste momento podem limitar o avanço dos trabalhos no campo, elevar a umidade nos grãos já colhidos e até danificar lavouras. Perdas pontuais já foram registradas nos últimos dias com granizo.

As chuvas também seguem pela faixa Centro-Norte do país, conforme informa a Climatempo. São previstas boas chuvas ao longo da semana sobre a região, com destaque para o Matopiba. Até terça-feira (21), as chuvas cairão em forma de pancada sobre o Centro-Norte, depois, são esperados volumes expressivos com potencial para prejudicar a colheita da safra.

"Para o período de 16 a 24 de março, o modelo americano coloca uma região relativamente grande - desde a região Sudeste até a norte, com volumes bem elevados, e as chuvas aumentando na região do Matopiba e com tendência de expandir para o interior da região nordeste", completa Morgana. "Ou seja, podemos convergir previsão de um março mais chuvoso na região central do Brasil", diz. 

A colheita no Brasil atinge 58% da área semeada desta temporada, segundo dados da consultoria AgRural e um pequeno atraso ante os 62% do ano anterior. Diante disso, produtores devem ficar atentos com as previsões mais específicas de suas regiões.  A mesma atenção se volta para o plantio da safrinha de milho e para o desenvolvimento das lavouras, que precisam da umidade neste momento.

Leia mais:
» Fortes chuvas previstas para a próxima semana podem parar colheita no Brasil

Veja o mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos três dias:

Mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos três dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Argentina

As chuvas no final de semana também chegaram às áreas argentinas. Com registros que ficaram entre 30 mm a 50 mm em alguns lugares, a província de Buenos Aires recebeu um leve alívio, após mais de quatro meses de seca.

Algumas zonas do norte e do nordeste, além de parte do sudeste de Buenos Aires, estiveram entre as que mais receberam chuvas. Também houveram chuvas, mas em menor medida, em parte de La Pampa. Os produtores, contudo, seguem aguardando pelas chuvas em Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos.

Leia mais:
» Argentina: chuvas chegaram à Buenos Aires, mas têm pouco efeito sobre recuperação de soja e milho

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário