Tempo: Chuvas fortes ainda se concentram no Sudeste, mas pancadas são previstas para quase todo o país

Publicado em 21/03/2018 10:59

LOGO nalogo

As chuvas fortes se concentram nos próximos dias sobre os estados do Sudeste do Brasil, inclusive com alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Por outro lado, o tempo fica firme em outras regiões, mas não estão descartadas pancadas em quase todo o país.

Segundo o instituto, as chuvas serão fortes pelo menos até esta quinta-feira no ES, MG, RJ e SP. Os acumulados diários em algumas localidades desses estados podem ultrapassar os 100 milímetros com precipitações acompanhadas de ventos intensos e danos na cidade e no campo não estão descartados. Produtores devem estar atentos com a previsão específicas de suas lavouras.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (22/03 a 24/03) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (22/03 a 24/03) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa das áreas com avisos nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com avisos nesta 4ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O verão já acabou no Brasil, dando passagem para o Outono que costuma trazer menos chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no Sul da região Norte e frio, principalmente no Centro-Sul do país. Já na parte Norte das regiões Nordeste e Norte, as chuvas seguem. No entanto, as últimas horas ainda foram bem características de verão, com fortes chuvas em diversas áreas do país.

Leia mais:
» Outono começa nesta 3ª feira com enfraquecimento da atuação do La Niña, diz Inmet

As chuvas fortes das últimas horas ocorreram em boa parte do Sudeste do Brasil. No entanto, diversos estados do país também tiveram precipitações volumosas na terça-feira (20). A cidade de Zortéa (SC) teve registro de estragos com granizo. A Defesa Civil municipal contabiliza os prejuízos, segundo informa o site G1 regional.

Pedras de granizo de Zortéa - Foto: Luciana Tavares/Divulgação G1
Pedras de granizo de Zortéa (SC) - Foto: Luciana Tavares/Divulgação G1

Pedras de granizo de Zortéa (SC) - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Pedras de granizo de Zortéa (SC) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Apesar das fortes chuvas ocorrerem no Sudeste, nos próximos dias o ar quente e úmido ainda de provocar pancadas em grande parte do país, segundo noticia a Climatempo. No entanto, apesar das instabilidades, essa condição contribui para o avanço da colheita em momentos do dia, já que o sol pode aparecer em certos momentos. Os trabalhos no campo da safra de verão seguem na maior parte do Brasil.

Por outro lado, a condição favorece o desenvolvimento de outras culturas. "A tendência para toda semana, é de chuvas sempre na forma de pancadas irregulares, mas diárias e em bons volumes. O solo irá se manter com altos níveis de umidade, o que ajudará no desenvolvimento das lavouras de milho, algodão, feijão, café e da cana de açúcar", informou a empresa meteorológica.

Veja o mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos três dias:

Mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos três dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário