Tempo: 1ª massa de ar frio de 2018 derruba temperatura no Sul e em áreas do Centro-Oeste e Norte

Publicado em 26/03/2018 09:57

LOGO nalogo

As temperaturas caem acentuadamente no na região Sul e em áreas do Centro-Oeste e Norte do país nos próximos dias com a chegada da primeira massa de ar frio de 2018 no último domingo (25), segundo informa o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Também são esperadas fortes chuvas nessas áreas.

"Uma intensa massa de ar frio, atuará sobre a Região Sul, partes do Centro-Oeste e até mesmo da Região Norte do Brasil, onde o fenômeno é conhecido como Friagem. As temperaturas sofrerão declínio acentuado, especialmente na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, sudeste e sudoeste de Rondônia e no Acre", disse o Inmet.

Veja o mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (25/03 a 28/03) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (25/03 a 28/03) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet alerta ainda para a previsão de fortes chuvas nessas áreas e perigo potencial com a queda de temperatura no Sul do país. Produtores da região devem estar atentos às previsões específicas de suas lavouras, pois geadas não estão descartadas, segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.

Veja mais:
» Chuvas aumentam e temperaturas caem no Sul do Brasil com chegada da primeira massa de ar frio de 2018

O Inmet informa ainda que, apesar da queda acentuada de temperatura, o predomínio do ar frio nestas áreas terá curta duração e, já a partir da terça-feira (27), a tendência é de que as temperaturas entrem em gradativa elevação.

Veja o mapa das áreas com previsão de declínio de temperatura nesta 2ª:

Mapa das áreas  com previsão de declínio de temperatura nesta 2ª / PR e SC - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Veja o mapa das áreas com previsão de declínio de temperatura nesta 2ª:

Mapa das áreas  com previsão de declínio de temperatura nesta 2ª / SC - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho

Chuvas intensas já atingiram o Matopiba e região Centro-Oeste do Brasil no fim da semana passada, inclusive paralisando os trabalhos de colheita e semeadura da 2ª safra em importantes regiões produtora.  As precipitações, ao que tudo indica, ainda devem continuar, segundo a Climatempo. A umidade do solo já está alta na maior parte do país.

"A previsão é de chuvas regulares e abrangentes em todo o Estado do Mato Grosso. Entre domingo (25) e terça-feira (27), poderá ser observado um período de chuva sem interrupções, o que pode complicar a finalização da colheita da soja, que já entra na reta final nos municípios mato-grossenses", noticiou a empresa meteorológica.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas 26/03 a 28/03) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas 26/03 a 28/03) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Chuva de 48mm em Ipameri (GO). Envio de Sônia Bonato
Chuva de 48mm em Ipameri (GO). Envio de Sônia Bonato

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário