Tempo: Situação de perigo nesta 5ª feira em áreas da costa da região Nordeste com chuvas intensas

Publicado em 29/03/2018 11:14

LOGO nalogo

As instabilidades seguem atuando sobre a região Nordeste do Brasil nesta semana. A Climatempo, inclusive, alerta para situação de perigo durante esta quinta-feira sobre a costa Norte e parte da costa Leste do Nordeste com previsão de chuvas fortes na região. Estados que abrangem a região produtora do Matopiba serão atingidos.

"A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua com força na costa norte do Nordeste e ajuda a espalhar nuvens carregadas de chuva. Todo litoral, entre o Maranhão, Piauí e o Ceará, terá uma quinta-feira muito instável, com predomínio de céu nublado e chuva, que pode ser forte com grandes acumulados previstos", noticia a empresa meteorológica.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas 30/03 a 01/04) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas 30/03 a 01/04) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de altos acumulados sobre áreas na costa do Nordeste. As chuvas na região devem ficar entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia. No entanto, o órgão aponta que é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Centro-Norte Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Agreste E Brejo Paraibano, Metropolitana De Recife, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Litoral E Mata Paraibano

Essa condição, apesar de atrapalhar a colheita da safra de verão na região, deve contribuir para o aumento da umidade no solo para o desenvolvimento da segunda safra. Principalmente no Piauí, as informações mais recentes dão conta de que as chuvas têm atrapalhado bastante os trabalhos no campo e a semeadura do milho safrinha. As chuvas seguem nos próximos dias.

"O feriado de Páscoa vai continuar com tempo instável, pancadas de chuva e alerta para a costa norte e parte da costa leste. Ainda vão ocorrer várias pancadas de chuva, com risco de chuva de moderada à forte intensidade, inclusive nas capitais São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE)", diz a Climatempo.

Chuvas na Colônia Santa Luzia, em Nueva Esperanza, Paraguai. Envio de Albino Giroleto
Chuvas na Colônia Santa Luzia, em Nueva Esperanza, Paraguai. Envio de Albino Giroleto

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário