Tempo: Áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul ficam sem chuvas pelo menos até o final da semana e ascende preocupação com safrinha

Publicado em 24/04/2018 11:09

LOGO nalogo

Diversas áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país devem ficar sem chuvas pelo menos até o final da semana, segundo mostra o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Frentes frias são bloqueadas no extremo Sul do país e instabilidades são vistas apenas na maior parte do Norte e em áreas do Nordeste.

Essa condição já preocupa produtores, já que a segunda safra de milho e outras culturas seguem em desenvolvimento no campo. Segundo a consultoria AgRural, o maior temor no momento ocorre no Paraná, segundo maior produtor nacional de soja, mas, por ora, não há registro de perdas no campo.

"Até o dia 28 de abril, duas frentes frias passam pelo sul do Rio Grande do Sul e não conseguem chegar a São Paulo por causa do bloqueio atmosférico da alta pressão. A chuva destas frentes frias fica bloqueada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai", noticia a Climatempo. O bloqueio, no entanto, não dura muito tempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (25/04 a 27/04) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (25/04 a 27/04) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

No último dia do mês de abril, 30, uma nova frente fria chega com mais força ao país e deve avançar para o litoral de São Paulo nos primeiros dias de maio. Ainda com o sistema de alta pressão, o ar seco predomina sobre o Centro-Sul e a umidade do ar deve ficar entre 20% e 30%, especialmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Climatempo ressalta ainda que a tendência para os próximos dez dias é de baixos volumes de chuva em áreas produtoras de safrinha, como Paraná, São Paulo e Minas Gerais. "A 2ª safra do milho pode ser diretamente impactada pelo tempo mais seco, uma vez que tem muitas lavouras entrando em fase de pendoamento – fase extremamente crítica ao déficit hídrico", informou.

Registro da seca no Paraná. Envio de Marcelo Castilho
Registro da seca no Paraná - Foto: Marcelo Castilho

Após atraso na colheita da soja, o plantio do milho foi realizado mais tarde neste ano e ficou mais suscetível ao tempo. "A situação do oeste paranaense é a que mais inspira cuidado. Com 40% do milho em fase reprodutiva, a região recebeu poucas chuvas nos últimos 20 dias e não tem volumes dignos de nota previstos para o restante do mês", informou a AgRural. As informações são da Reuters.

Maiores volumes de chuva têm sido registrados nas últimas semanas em outras áreas produtoras de milho safrinha, como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo. No entanto, esses menores volumes previstos para os próximos dias preocupam.

Veja o mapa com precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil:

Mapa com precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Colheita de soja em Passo Fundo (RS). Envio do produtor Julio Pedro Borella
Colheita de soja em Passo Fundo (RS). Envio do produtor Julio Pedro Borella

Início de colheita de algodão em Campos de Holambra. Envio do produtor Márcio Van Melis
Início de colheita de algodão em Campos de Holambra. Envio do produtor Márcio Van Melis​

Colheita de soja em Passo Fundo (RS). Envio do produtor Julio Pedro Borella
Colheita de soja em Passo Fundo (RS). Envio do produtor Julio Pedro Borella​

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário