Tempo: Calor e falta de chuva tomam conta do Centro-Oeste brasileiro pelo menos até o final da semana

Publicado em 19/07/2018 10:37

LOGO nalogo

O tempo quente e seco predomina em diversas áreas centrais do Brasil, dentre elas o Centro-Oeste, onde as temperaturas máximas têm atingido recorde. O clima deve continuar adverso na região pelo menos até o final de semana, quando uma nova massa polar deve amenizar a situação, mas sem chuvas previstas.

"O predomínio do tempo ensolarado e seco sobre o Centro-Oeste do Brasil tem deixado as temperaturas extremamente altas no período da tarde. Sem a presença de ar polar, o forte calor é destaque esta semana, especialmente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul", noticiou a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (20/07 a 22/07) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (20/07 a 22/07) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Durante a quarta-feira (18), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou as dez maiores temperaturas no Centro-Oeste. Todas estão no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e com máximas próximas de 35°C. No início da semana algumas cidades da região chegaram a atingir temperaturas próximas a 40°C.

No dia de ontem, Cuiabá (MT) registrou máxima de 35,6°C, Cotriguaçu (MT): 35,6°C, Apiacas (MT): 35,6°C, Poxoréu (MT): 35,5°C, Sonora (MS) 35,4°C, Coxim (MS): 35,0°C, Padre Ricardo Remetter (MT): 35,0°C, Matupá (MT): 35,0°C, Diamantino (MT): 34,9°C e Juara (MT): 34,8°C.

Segundo a Climatempo, uma nova massa polar deve chegar na região Centro-Oeste nos próximos dias e amenizar as temperaturas. A queda de temperatura é esperada a partir de sábado (21). Ainda assim, chuvas representativas não são previstas. Essa condição de seca ainda não preocupa produtores uma vez que a safra está finalizada.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 19 de julho até 04 de agosto:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 19 de julho até 04 de agosto - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

"A tendência é de que as áreas de instabilidade e a chuva desta frente fria fiquem bloqueadas sobre o Sul do Brasil, restando apenas o aumento da umidade para os ambos os estados, e principalmente no sábado", informa a empresa meteorológica. Apesar das altas temperaturas e chuvas escassas, essa época do ano costuma ser mais seca.

Outras áreas do Brasil central também apresentam condição parecida, como estados do Sudeste e de parte do Sul. O modelo Cosmo do Inmet e do Centro de Previsão do Clima (NCEP, na sigla em inglês) do NOAA não mostram chuvas representativas nos próximos dias e a tendência é de precipitações ainda bastante localizadas nos extremos do país.

Plantação de algodão em Sinop (MT). Envio de Bruna Zanin
Plantação de algodão em Sinop (MT). Envio de Bruna Zanin

Lavoura de café em São Pedro da União (MG) - Enviado por Fernando Barbosa
Lavoura de café em São Pedro da União (MG) - Enviado por Fernando Barbosa

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário