Tempo: Plantio da safra de verão pode ser afetado com chuvas abaixo da normalidade nos próximos meses

Publicado em 30/07/2018 15:24

LOGO nalogo

​O vazio sanitário da soja termina durante o mês de setembro nos principais estados produtores do Brasil e é quando o plantio começa. No entanto, diante das condições de seca que tomam conta da região central do país, produtores brasileiros da oleaginosa e de milho começam a ficar preocupados, já que a continuidade dessa situação comprometeria os preparativos da safra de verão no país.

O mapa de anomalias de precipitação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o trimestre (agosto, setembro e outubro), mostra a tendência de chuvas dentro da normalidade a ligeiramente abaixo do normal em grande parte do Centro-Oeste, acompanhado de temperaturas médias acima do normal climatológica, devido a permanência de massa de ar seco e quente, principalmente nos meses de agosto e setembro.

A mesma condição vale para áreas da região Sudeste. Enquanto que em localidades do Sul, Norte e Nordeste, a tendência aponta para chuvas dentro da normalidade em relação aos últimos anos a levemente acima. As médias climatológicas trimestrais de precipitação total e também de temperatura média do modelo climático do Inmet têm como referência o período de 1981 a 2010.

Veja o mapa de previsão de anomalias de precipitação nos próximos meses em todo o Brasil:

Mapa de previsão de anomalias de precipitação nos próximos meses em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

As chuvas nos últimos dias de julho têm se concentrado apenas nas extremidades do país e o tempo firme toma conta da maior parte das regiões produtoras com a atuação de uma massa de ar seco. No entanto, previsões estendidas já mostram a tendência de mais chuvas nessas áreas nos próximos dias, mas ainda em baixos volumes, e sem confirmação de continuidade nos próximos meses.

Mapas do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de mais chuvas sobre áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil já no período de 07 a 11 de agosto. Essa previsão de longo prazo, no entanto, ainda deve ser confirmada nos próximos dias.

"Começaremos agosto com uma mudança de padrão no Sudeste, mas apenas no primeiro decêndio do mês é que chuvas ainda fracas chegam a áreas no interior do Brasil. No entanto, o solo da região está bastante seco e essas precipitações não devem recuperar os baixos níveis de água", explicou a Somar Meteorologia acrescentando que em setembro mais precipitações estão no radar e que em outubro deve voltar a ficar seco na região.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 30 de julho até 07 de agosto em todo o Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 30 de julho até 07 de agosto em todo o Brasil - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

As principais empresas metrológicas do Brasil convergem em relação ao retorno gradual das chuvas para a faixa central do país nos próximos dias. No entanto, ainda é cedo para confirmar o real potencial dessas chuvas nos meses de setembro e outubro, quando devem ser iniciados os trabalhos de plantio da nova safra.

Veja abaixo a previsão dos principais institutos meteorológicos para os próximos meses:

Somar Meteorologia

O mês de agosto deve se iniciar com chuvas ainda bastante concentradas nos extremos Norte e Sul do Brasil, mas elas retornam a algumas áreas produtoras, de acordo com a Somar Meteorologia.

"As previsões para agosto do modelo americano mostram chuva acima do normal no Sul, litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Mato Grosso do Sul, e chuva abaixo do normal no litoral leste do Nordeste. No Sul a chuva fica concentrada no primeiro decêndio e no final do mês", afirma a empresa meteorológica.

De forma geral, o mês de agosto terá temperaturas em média 1 a 2ºC mais baixas do que o normal em áreas do Sul e Centro-Oeste. Para o mês de setembro, a Somar aponta uma condição de mais chuvas sobre áreas centrais do país. No entanto, apesar de animar os produtores, em outubro a tendência é de uma condição mais seca.

Climatempo

Uma mudança no padrão meteorológico deve marcar esta semana em localidades da região central e Norte do Brasil, mas as chuvas ainda serão irregulares e de curta duração, segundo a Climatempo.

"A presença de áreas de instabilidade sobre a região Sudeste irá levar a uma mudança nesse padrão seco e pancadas de chuvas estão sendo previstas para ocorrerem nesse início de semana sobre vários pontos dos Estados de São Paulo, norte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul, bem como também em pontos da metade sul de Minas Gerais e do Mato Grosso", informa a empresa meteorológica.

Apesar do retorno das chuvas, elas não trarão nenhum prejuízo aos produtores, mesmo àqueles que estão em pleno processo de colheita, como é o caso dos produtores de milho, feijão, café e cana de açúcar. "Essas chuvas irão permitir que haja uma mínima elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo condições um pouco mais satisfatórias ao desenvolvimento das lavouras", diz.

Precipitações Climatempo

TempoOK

De acordo com informações da consultoria TempoOK, os meses de setembro e outubro devem ser marcados por chuva abaixo da média na maior parte do país. Por outro lado, nos primeiros dias de agosto, uma condição dentro normalidade é prevista. "Precisamos lembrar que esta época do ano é marcada por menores volumes", ressalta o meteorologista João Hackerott.

Além disso, a empresa também lembra possíveis reflexos do fenômeno climático El Niño no segundo semestre para a safra de verão do Brasil. "Ainda não é uma certeza, mas é muito provável que o El Niño aconteça. Com a sua caracterização, podemos ter chuva acima da média no Sul e abaixo da média no Nordeste brasileiro", disse Hackerott.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário