Tempo: Chuva de granizo atinge áreas de Minas Gerais e precipitações seguem sobre parte do Sudeste nesta 3ª feira

Publicado em 07/08/2018 10:35
1419 exibições

LOGO nalogo

Uma chuva de granizo atingiu cidades de Minas Gerais nesta segunda-feira (06), como Belo Horizonte (MG) e Passos (MG), segundo o G1 regional. As fortes precipitações já diminuem sobre áreas mineiras nesta terça-feira (07), mas ainda continuam em alguns estados do Sudeste, como Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva em áreas do Espírito Santo deve ficar entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 mm/dia durante o dia de hoje. Em quase todo o Rio de Janeiro as precipitações devem acumular volume parecido, mas serão acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h).

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/08 a 10/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/08 a 10/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O temporal acompanhado de granizo ontem em Belo Horizonte (MG) e Passos (MG) causou prejuízos pontuais na cidade, como queda de energia e danos em prédios. Até o momento, não há relatos de danos com a chuva em áreas produtoras. O tempo deve continuar nublado no estado hoje, mas diminui as chances de granizo. (Veja as imagens abaixo)

"Em Minas Gerais, o tempo seco ainda predomina no norte do estado, apesar do aumento da nebulosidade. Mas a região da Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata e o Vale do Rio Doce continuam com tempo instável, podendo ter chuva a qualquer hora do dia nesta terça-feira. Há risco de chuva moderada a forte", informa a Climatempo.

Segundo a empresa meteorológica, o sul de Minas pode ter chuva fraca e a temperatura continua baixa, com grande sensação de frio. O triângulo Mineiro tem um dia com períodos de sol, mas muita nebulosidade. Essa região mineira está em plena colheita da safra 2018/19 de café e condições mais secas favorecem o avanço dos trabalhos.

Chuva de granizo em Belo Horizonte - Foto: Reprodução/Redes SociaisChuva de granizo em Belo Horizonte - Foto: Reprodução/Redes SociaisChuva de granizo em Passos (MG) - Foto: Darlan Júnior Silva / Reprodução Redes SociaisChuva de granizo em Belo Horizonte (MG) - Foto: Daniel Gonçalves/ Reprodução Redes Sociais

De acordo com Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, nesta quarta-feira (08), uma nova frente fria avança sem chuvas significativas para a região Sul, mas na retaguarda, uma massa de ar frio chega e deve avançar também para áreas do Sudeste e chuvas voltam à região, mas em menores volumes.

Até o dia 14, a chuva deve ficar concentrada na região Sudeste, mas os volumes diminuem bastante. Na segunda quinzena, o período mais seco volta a se fazer presente. Ainda segundo a meteorologista, há a tendência de uma condição mais úmida na região central do Brasil, com chuvas isoladas entre quarta e quinta-feira.

Leia mais:
» Massa de ar frio chega ao Brasil nesta quarta (08) derrubando as temperaturas no Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 3ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 3ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Serrana Capixaba, Metropolitana De Vitória, Litoral Sul Capixaba, Central Sul/Caparaó Capixaba, Rio Doce Capixaba, Centro-Oeste Capixaba, Nordeste Capixaba, Noroeste Capixaba

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 3ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 3ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Costa Verde, Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas, Metropolitana Do Rio De Janeiro, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Centrossul Fluminense, Serrana Fluminense

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Colheita do milho safrinha em Chapadão do céu (GO). Envio de Vade Bernaski
Colheita do milho safrinha em Chapadão do céu (GO). Envio de Vade Bernaski​

Gado na agropecuária Jacomina em Novo Cruz Alta (RS). Envio de Jorge Luiz Fredi
Gado na agropecuária Jacomina em Novo Cruz Alta (RS). Envio de Jorge Luiz Fredi​

Fim de tarde em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Fim de tarde em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário