Tempo: Chegada de grande frente fria causa tempestades nesta 4ª e 5ª em áreas do PR, SC, RS, MS e SP

Publicado em 08/08/2018 10:30

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (08) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (08) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Uma frente fria continental, de grandes proporções, se aproxima da região Sul do Brasil nesta quarta-feira (08), segundo meteorologistas, e favorece instabilidades por vários estados da região e também áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. O frio deve retornar nessas áreas nos próximos dias.

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, já havia adiantado no início da semana a previsão de chegada dessa frente fria ao Sul do Brasil e as chuvas em decorrência dela. Na retaguarda, uma massa de ar frio também chega à região e deve avançar para áreas do Sudeste nos próximos dias.

Até o dia 14, precipitações devem ficar concentradas na região Sudeste, mas os volumes diminuem bastante. Na segunda quinzena do mês, o período mais seco volta a se fazer presente. Ainda segundo a meteorologista, há a tendência de uma condição mais úmida na região central do Brasil, com chuvas isoladas nesta quarta e quinta-feira.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (09/08 a 11/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (09/08 a 11/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a ocorrência de tempestades em áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul durante toda esta quarta-feira. A chuva fica entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia e chega acompanhada de ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo.

Ainda no Rio Grande do Sul, ventos costeiros são previstos na parte da tarde em praticamente todo o litoral do estado.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Oeste Catarinense, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

Já no Mato Grosso do Sul e São Paulo, as tempestades persistem até as primeiras horas de amanhã (09) com chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. Elas também chegam acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h) e queda de granizo. É baixo o risco de danos nas cidades e no campo com a condição.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

No Mato Grosso do Sul, a cidade de Antônio João (MS) registrou uma chuva de granizo nas primeiras horas desta quarta. Para o G1 regional, a Defesa Civil da cidade informou que não recebeu informações de estragos significativos. Ontem, segundo imagens enviadas pelo internauta Alex Zamonaro, uma chuva de granizo também atingiu o município de Rio Verde (GO) com danos pontuais em lavouras de milho e trigo (Veja imagens abaixo)

 Chuva de granizo causa danos em Rio Verde (GO) - Foto: Alex Zamonaro Chuva de granizo causa danos em Rio Verde (GO) - Foto: Alex ZamonaroChuva de granizo causa danos em Rio Verde (GO) - Foto: Alex Zamonaro Chuva de granizo causa danos em Rio Verde (GO) - Foto: Alex Zamonaro Chuva de granizo causa danos em Rio Verde (GO) - Foto: Alex ZamonaroChuva de granizo causa danos em Rio Verde (GO) - Foto: Alex Zamonaro

Durante o dia de ontem, algumas cidades do Sul do país acumularam chuvas, ainda que em baixos volumes, mas já em decorrência das instabilidades provocadas com a proximidade dessa frente fria. Londrina (PR) registrou 0,5 mm, Joaquim Távora (PR) anotou 0,4 mm, Ibiruba (RS) teve 0,2 mm, Itajaí (SC) acumulou 0,2 mm e General Carneiro (PR) teve 0,2 mm.

Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, a baixa umidade deve predominar sobre áreas de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.

Milho safrinha em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Milho safrinha em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Temporal em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Temporal em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​

Colheita de milho propriedade da família Szumouski em em Tupãssi (PR).
Colheita de milho propriedade da família Szumouski em em Tupãssi (PR).

Ordenha na Fazenda B&B em Marau (RS). Envio de Ivan Bisolo
Ordenha na Fazenda B&B em Marau (RS). Envio de Ivan Bisolo

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário