Tempo: Sul do Brasil encerra semana com tempo firme, mas chuvas retornam já no domingo (19) à região

Publicado em 17/08/2018 11:01 1519 exibições

LOGO nalogo

Um sistema de alta pressão em atuação após passagem de frente fria deve promover mudanças ao tempo sobre o tempo no Sul do Brasil. A previsão é de condição mais seca na maioria dos estados da região e frio nesta sexta-feira. Já no domingo (19) e segunda-feira (20), as chuvas devem retornar.

"O fim de semana irá começar com tempo aberto em todos os estados do Sul. Ao longo da tarde, as temperaturas se elevam em relação aos últimos dias. No entanto, a chegada de uma nova frente fria no domingo (19) começa a provocar chuva", informou a Climatempo em referência a mudança do tempo na região.

Segundo a empresa meteorológica, o domingo será marcado por muitas áreas de instabilidade sobre a região e pancadas de até forte intensidade podem ser registradas no Oeste do Rio Grande do Sul. Também chove em Santa Catarina e Oeste do Paraná. As temperaturas voltam a cair na próxima semana.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/08 a 20/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/08 a 20/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O frio e a baixa umidade nos últimos dias contribuíram para o desenvolvimento de culturas de inverno, segundo boletim divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (16). 92% das lavouras do cereal estão em desenvolvimento vegetativo e 8% em floração. As produtividades esperadas giram em torno dos três mil quilos por hectare.

"Assim como o trigo, as demais culturas de inverno também foram beneficiadas com as condições meteorológicas na última semana. A maioria apresenta bom desenvolvimento e aspecto saudável, livres de maiores impactos quanto às pragas e moléstias, mantendo até o momento bom potencial produtivo", informou a Emater/RS.

Leia mais:
» Culturas de inverno são beneficiadas pelo clima no RS

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 17 de agosto até 02 de setembro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 17 de agosto até 02 de setembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram no período de 17 a 25 de agosto uma condição chuvas. Já de 25 de agosto a 02 de setembro volumes ainda mais expressivos para a região e poucos volumes para o Brasil central.

"Podemos ver que volta a ficar seco em grande parte do Brasil central. Mas como isso vem mudando muito a gente precisa acompanhar e atualizar essa previsão", disse Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em entrevista na última quarta-feira (15).

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário