Tempo: Semana começa com chuvas previstas no Sul e frio no Centro-Oeste do Brasil

Publicado em 20/08/2018 11:32

​Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (20) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (20) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A semana começa com tempo instável em localidades do Sul do Brasil com áreas de instabilidade sendo intensificadas na região, segundo mostram imagens de satélite, depois de um tempo mais firme nos últimos dias. Chuvas de forte a moderada intensidade são esperadas em diversas áreas ao longo dos próximos dias.

"Nesta segunda-feira (20), a frente fria se afasta para o mar, mas áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão provocam chuva em grande parte do estado", noticiou a Climatempo em referência ao Rio Grande do Sul. A chuva mais frequente e volumosa deve cair em localidades próximas de Santa Catarina.

Precipitações de moderada intensidade também são esperadas na Grande Porto Alegre, Centro e Noroeste do estado. Além disso, na terça-feira (21), há condições de geada ao amanhecer na Campanha Gaúcha, na Fronteira Oeste e no centro do estado devido a intensificação da massa de ar polar.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (21/08 a 23/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (21/08 a 23/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Já nas primeiras horas desta segunda-feira, bons volumes foram registrados em áreas da região Sul do País. Os cinco maiores são de cidades do Rio Grande do Sul. São elas: Uruguaiana (RS): 36,0 milímetros, Quarai (RS): 29,0 mm, Santana do Livramento (RS): 27,8 mm, Alegrete (RS): 27,6 mm e Santa Rosa (RS): 26,8 mm.

O frio e a baixa umidade nos últimos dias contribuíram para o desenvolvimento de culturas de inverno, segundo boletim divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (16). 92% das lavouras do cereal estão em desenvolvimento vegetativo e 8% em floração. As produtividades esperadas giram em torno dos três mil quilos por hectare.

"Assim como o trigo, as demais culturas de inverno também foram beneficiadas com as condições meteorológicas na última semana. A maioria apresenta bom desenvolvimento e aspecto saudável, livres de maiores impactos quanto às pragas e moléstias, mantendo até o momento bom potencial produtivo", informou a Emater/RS.

Algumas precipitações também podem ocorrer em áreas isoladas do Centro-Oeste, mas a principal novidade para a região é a queda de temperatura. "No sul e no oeste de Mato Grosso do Sul a temperatura cai ao longo do dia e, à noite, muitas cidades vão registrar temperatura em torno de 10°C apenas", disse a Climatempo.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 20 de agosto até 05 de setembro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 17 de agosto até 02 de setembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram que no período de 20 a 28 de agosto que chuvas devem ocorrer sobre o Sul. Já de 28 de agosto a 05 de setembro, menores volumes são esperados na região e uma condição mais seca predomina sobre o Brasil central.

Ainda nesta segunda-feira, segundo o Inmet, é prevista baixa umidade em áreas da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

Pôr do Sol e trigo em Roncador (PR). Envio de Junior Flora
Pôr do Sol e trigo em Roncador (PR). Envio de Junior Flora

Colheita de milho na propriedade de Airton Groff em Guaíra (PR). Envio de Marta Groff.
Colheita de milho na propriedade de Airton Groff em Guaíra (PR). Envio de Marta Groff.​

Plantio de milho em Seberi (RS). Envio de André Dias
Plantio de milho em Seberi (RS). Envio de André Dias​

Florada do café na fazenda penha 2 do proprietário Rafael Santos em Conceição da Aparecida (MG).
Florada do café na fazenda penha 2 do proprietário Rafael Santos em Conceição da Aparecida (MG).

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente peloWhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário