Tempo: Chuvas são previstas para o Sul nesta 3ª e condições para plantio são favoráveis no PR

Publicado em 11/09/2018 11:50

LOGO nalogo

Diferente de outras regiões no Brasil em que a seca predomina, o Sul do Brasil tem sido beneficiado nos últimos dias com chuvas. A condição favorece o início dos trabalhos da safra de verão de soja que, inclusive, já começaram em áreas do Paraná. A previsão é de mais chuvas nesta semana na região.

"Esta será uma semana de mais chuva na Região Sul. Sistemas de Baixa Pressão, uma frente fria e a circulação de ventos vão contribuir para a formação de novas áreas de instabilidade e as pancadas de chuva voltam a ocorrer pelos três estados, acumulando volumes moderados de chuva", informou a Climatempo.

Nesta terça-feira, segundo a empresa meteorológica, o tempo fica mais instável no Leste de Santa Catarina e a chuva pode ocorrer em qualquer momento. "Os ventos vão ajudar a injetar ar muito úmido, estimulando a formação das nuvens e da chuva", explica a meteorologista Josélia Pegorim.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (12/08 a 18/09) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (12/08 a 18/09) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Também podem ocorrer precipitações durante o dia em outras áreas litorâneas de Santa Catarina, no litoral norte do Rio Grande do Sul e nas serras gaúcha e catarinense.

Segundo mapa de precipitação acumulada dos últimos dias, a região Sul é uma das mais favorecidas. Essa condição e o fim do vazio sanitário na segunda-feira (10) fizeram com que produtores iniciassem o plantio da safra 2018/19 de soja. Até o momento, a umidade no solo é suficiente para realizar a semeadura da cultura.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guairá (PR), Silvanir Rosset, os agricultores estavam apenas esperando pelo o fim do vazio sanitário para já dar início aos trabalhos de campo. "As primeiras áreas cultivadas na nossa região costumam ser mais favorecidas. Nós temos muito umidade no solo e apresenta condições ideias para o plantio", afirma.

Veja mais:
» Soja: Com umidade suficiente, produtores iniciam plantio da nova safra em Guaíra (PR)

Veja o mapa de água disponível no solo em todo o Brasil:

Mapa de água disponível no solo em todo o Brasil - Fonte: Climatempo

Fonte: Climatempo

Enquanto chove no Sul, uma condição de seca predomina sobre áreas do Centro-Oeste do Brasil pouco antes dos trabalhos de plantio da safra de verão. De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), cidades de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul tiveram chuvas volumosas pela última vez no mês de junho.

Segundo o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, a tendência no período de 11 a 19 de setembro é de chuvas mais localizadas nas extremidades do país. Já de 19 a 27 de setembro, algumas precipitações devem chegar até localidades do centro do Brasil, mas com baixos volumes.

"As precipitações previstas para os próximos dias irão elevar os níveis de umidade do solo e garantir boas condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno - como é caso do trigo - e principalmente, favorecer que alguns produtores já iniciem os plantios dos primeiros talhões de soja", disse a Climatempo.

O vazio sanitário no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se encerra no dia 15 de setembro.

Leia mais:
» Tempo: Áreas do Centro-Oeste estão sem chuvas volumosas desde o mês de maio, mostram dados do Inmet

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 11 de agosto até 27 de setembro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 11 de agosto até 27 de setembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Ainda nesta terça-feira, segundo o Inmet, a baixa umidade deve predominar na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Início plantio soja em Santa Helena (PR). Envio Família Maldaner
Início plantio soja em Santa Helena (PR). Envio Família Maldaner

Mais um silo sendo construído na unidade da Coopatrigo São Gregório em Santo Antonio das Missões (RS). Envio de Ivonaldo Antonov
Mais um silo sendo construído na unidade da Coopatrigo São Gregório em Santo Antonio das Missões (RS). Envio de Ivonaldo Antonov​

Dado a largada para a semeadura da soja safra 2018/19 em Naranjal- Paraguay. Envio de Cledison Conte.
Dada a largada para a semeadura da soja safra 2018/19 em Naranjal- Paraguay. Envio de Cledison Conte.​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário