Tempo: Instabilidades sobre o Brasil central favorecem chuvas fortes sobre o Centro-Oeste

Publicado em 18/09/2018 10:41

Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta terça-feira (18) - Fonte: Inmet
Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta terça-feira (18) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

As instabilidades que chegaram ao Brasil central no final da última semana seguem provocando chuvas sobre diversas regiões do país. No Centro-Oeste, por exemplo, as fortes precipitações devem seguir pelos próximos dias, mas a regularidade ainda não está definida. A região não recebia volumes expressivos há meses.

"As grandes áreas de instabilidade que se espalharam sobre o Centro-Oeste do Brasil persistem nos próximos dias e provocam mais chuva. A última semana do inverno termina úmida na Região, sem calor exagerado e com risco de temporais", disse a Climatempo. Nesta terça-feira, pancadas são esperadas à tarde e à noite por quase todo o Centro-Oeste.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/08 a 21/09) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/08 a 21/09) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Produtores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná já estão liberados para iniciar o plantio da safra de verão, enquanto que em Goiás e Minas Gerais o vazio sanitário termina no dia 30. As chuvas devem garantir boa umidade no solo, mas preocupações com a continuidade das precipitações ainda pairam.

"Como em muitas localidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, os volumes registrados de chuva superaram os 40 milímetros, assim, muitos produtores já iniciam o plantio da soja", afirma a empresa meteorológica. E acrescenta, ainda não é prevista uma grande regularidade nas precipitações.

Veja o mapa de água disponível no solo em 17/09 em todo o Brasil:

Mapa de água disponível no solo em 17/09 em todo o Brasil - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

A Climatempo explica ainda que, mesmo com a previsão de mais chuvas nas próximas semanas, não haverá uma regularização definitiva das chuvas. "Isso só deve ocorrer sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste na segunda quinzena de outubro, até lá a chuva irá ocorrer em forma de pancadas isoladas".

Veja mais:
» Semana segue com chuvas no Centro-Sul do país. No entanto, Inmet alerta que padrão chuvoso ainda não se estabeleceu

Nos últimos dias, bons volumes de chuva chegaram até as regiões produtoras do Centro-Sul brasileiro, conforme mostra o mapa de precipitação acumulada dos últimos cinco dias do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Destaque para áreas do Centro-Oeste que não recebiam volumes expressivos de chuva desde maio e junho.

De acordo com dados do Inmet, nesta segunda-feira (17), os cinco maiores acumulados foram em Água Clara (MS): 65,8 milímetros, Porto Murtinho (MS): 49,6 mm, Paranapoema (PR): 46,6 mm, Presidente Prudente (SP): 44,8 mm e Dourados (MS): 44 mm. No final de semana, inclusive, houve registro de granizo em cidades produtoras de café, como Patrocínio (MG).

Chuva de granizo no sábado (15) em Patrocínio (MG) - Foto: Reprodução/ Redes sociais Chuva de granizo no sábado (15)  no Cerrado Mineiro - Foto: Reprodução/ Redes sociais Chuva de granizo no sábado (15) em Patrocínio (MG) - Foto: Reprodução/ Redes sociaisChuva de granizo no sábado (15) em Patrocínio (MG) - Foto: Reprodução/ Redes sociais Chuva de granizo no sábado (15) em Patrocínio (MG) - Foto: Reprodução/ Redes sociais Chuva de granizo no sábado (15) no Cerrado Mineiro - Foto: Reprodução/ Redes sociaisChuva de granizo no sábado (15) no Cerrado Mineiro - Foto: Reprodução/ Redes sociais

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos cinco dias:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos cinco dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos próximos meses, as chances de um El Niño têm potencial de influenciar a distribuição das chuvas em plena safra de verão, segundo Graziella Gonçalves, meteorologista da Climatempo. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento das águas da superfície do oceano pacífico e costuma causar impactos consideráveis nos mercados financeiros e de commodities.

"A chuva deve terminar um pouco abaixo da média em novembro, lembrando que a média já é alta, mas o mês tende a ser melhor que outubro com a questão da irregularidade", explica. "O mês de dezembro também tende a ser bom de chuvas, mas a irregularidade vai seguir ao longo da primavera", diz Gonçalves.

Leia mais:
» Tempo: Ocorrência de El Niño deve impactar distribuição das chuvas na safra de verão

Segundo o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, a tendência no período de 17 a 25 de setembro chuvas são previstas para todo o Centro-Sul, com destaque para o Sul e Centro-Oeste. Depois do dia 25, as precipitações se concentram mais sobre o Sul do país.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 17 de setembro até 03 de outubro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 17 de setembro até 03 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Ainda nesta terça-feira, segundo o Inmet, é esperada baixa umidade na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Milho com 7 dias em São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Filipin
Milho com 7 dias em São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Filipin

Soja Emergindo no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio de Eng. Agr. Marcos Andre Simon
Soja Emergindo no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio de Eng. Agr. Marcos Andre Simon​

Colheita de Aveia e Semeadura da Soja no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio Eng. Agr. Marcos Andre Simon
Colheita de Aveia e Semeadura da Soja no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio Eng. Agr. Marcos Andre Simon​

Plantio de soja à todo vapor em Nova Aurora (PR). Envio de Técnico Agrícola David Clemente.
Plantio de soja à todo vapor em Nova Aurora (PR). Envio de Técnico Agrícola David Clemente.

Início do plantio de soja em Nueva Esperanza - Paraguay. Envio de Solange Tramontin
Início do plantio de soja em Nueva Esperanza - Paraguay. Envio de Solange Tramontin​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário