Tempo: Massa de ar polar entra com força sobre o Sul e derruba temperaturas sobre Centro-Sul do Brasil

Publicado em 04/10/2018 11:07

LOGO nalogo

Uma grande massa de ar polar passou pela região Sul do Brasil nesta quinta-feira (04) e já avança para outras regiões ao longo do dia. Com ela, é esperada uma queda de temperatura em diversas localidades da faixa Centro-Sul do país. As chuvas ainda seguem em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para o declínio de temperatura durante toda esta quinta-feira em áreas de São Paulo e Minas Gerais. A queda deve ser entre 3ºC e 5ºC, mas é leve o risco à saúde. Segundo o modelo Cosmo, as mínimas em áreas mais centrais do país não devem cair tanto.

De acordo com Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, mesmo com a chegada da primavera, essa incursão de uma massa de ar frio ainda tem uma tendência de intensificação na sexta-feira (05), inclusive com condição para geada pontuais no Rio Grande do Sul.

Veja mais:
» Massa de ar frio derruba temperaturas no Centro-Sul do país em plena primavera e pode provocar geadas pontuais no RS

Veja o mapa das áreas com declínio de temperatura nesta quinta-feira:

Mapa das áreas com declínio de temperatura nesta quinta-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De São Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul/Sudoeste Mineiro, Serra Da Mantiqueira

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (04/10 a 06/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (04/10 a 06/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segundo a Climatempo, as condições do tempo devem mudar bastante na Grande São Paulo nesta quinta-feira, depois de um início de semana quente e de temporais. "As temperaturas que chegaram perto ou até passaram dos 32°C na capital nos últimos dias, hoje sofrem uma forte queda, com a máxima esperada próxima aos 22°C", disse.

O plantio da soja já ocorre em Rondônia, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Paraná. Já em áreas de Goiás, São Paulo e em Minas Gerais, onde o vazio sanitário terminou no último dia de setembro, segundo a Climatempo, produtores irão iniciar o plantio da oleaginosa ao longo desta semana por conta dos altos volumes nas últimas semanas.

As fortes chuvas diminuem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná com a perda de força das instabilidades. "Na sexta-feira (5), praticamente todo o Sul do Brasil vai ter um dia com sol forte e sem previsão de chuva. Mas, a partir do domingo (7), novas áreas de instabilidade vão voltar a provocar temporais em todas as áreas da Região", explica a Climatempo.

Nos últimos dias, fortes temporais foram registrados em cidades do Rio Grande do Sul com danos na cidade e no campo. Segundo o site G1 regional, com base em informações da Defesa Civil local, Santo Antônio das Missões, cidade no Noroeste do Rio Grande do Sul, teve o registro de 18 vacas que morreram eletrocutadas.

Em outras cidades gaúchas, casas foram destelhadas com chuvas e ventos fortes e em algumas localidades houve até queda de granizo.

Leia mais:
» Tempo: Chuvas fortes causam estragos em 16 cidades do RS e gados morrem eletrecutados; veja fotos

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (04/10 a 06/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (05/10 a 07/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segundo mapas de precipitação do Inmet, algumas áreas da região Sul do país têm acumulados de até 80 milímetros nas últimas 24 horas. Os cinco maiores volumes acumulados ontem (03) no país foram registrados em Araranguá (SC): 90,0 mm, Xanxerê (SC): 78,4 mm, Bom Jesus (RS): 70,9 mm, Soledade (RS): 68,0 mm e Vacaria(RS): 65,8 mm.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas -  Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta quinta-feira, segundo o Inmet, é prevista baixa umidade em áreas da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Soja em Chateaubriand (PR) Envio de Waldir Basseto Assis
Soja em Chateaubriand (PR) Envio de Waldir Basseto Assis

Excesso de chuva prejudicando as lavouras no sudoeste do Paraná. Envio de Josy Cagol
Excesso de chuva prejudicando as lavouras no sudoeste do Paraná. Envio de Josy Cagol​

Soja Agroeste em Cândido Mota (SP). Envio de Junior Figliano
Soja Agroeste em Cândido Mota (SP). Envio de Junior Figliano

Ensinamentos de pai para filho no Plantio da soja na propriedade Airton José Groff- Maracaju dos Gaúchos em Guaíra (PR). Envio de Marta Groff.
Ensinamentos de pai para filho no Plantio da soja na propriedade Airton José Groff- Maracaju dos Gaúchos em Guaíra (PR). Envio de Marta Groff.​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário