Tempo: Instabilidades seguem com alerta de tempestades nesta 4ª feira em áreas do MS, PR e SP

Publicado em 24/10/2018 11:04

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (24) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (24) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

As instabilidades seguem intensas sobre áreas da faixa Centro-Sul do país com a passagem de uma frente fria e uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e Argentina. Nesta quarta-feira (24), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a previsão de tempestades em áreas da região.

Em todo o estado de Mato Grosso do Sul e em áreas Norte de São Paulo são esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Com a condição, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Nas outras áreas do estado de São Paulo, as precipitações serão mais brandas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. No entanto, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Serra Da Mantiqueira

Na parte Norte do Paraná, as tempestades ocorrem com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. É baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Também são esperadas precipitações em outras áreas do Sul.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (25/10 a 27/10) em todo o Brasil

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (25/10 a 27/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Nas demais áreas Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul o céu fica nublado, intercalando alguns períodos de sol e há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Ainda pode chover com moderada a forte intensidade", noticiou a Climatempo. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, não há previsão de chuvas.

Para os próximos dias, segundo a empresa meteorológica, as áreas de instabilidade devem seguir sobre o Sul do país. "No fim de semana, o sol volta a aparecer entre nuvens na maior parte da Região, mas as áreas litorâneas continuam com muita umidade e possibilidade de chuva a qualquer hora", disse a Climatempo.

De acordo com Daniel Latorraca Ferreira, superintendente do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia agropecuária), as condições climáticas são favoráveis nesta temporada para o avanço do plantio da soja no estado. Até o momento, 50% da área de soja está plantada.

No Paraná, no entanto, as chuvas têm atrapalhado o avanço dos trabalhos no campo.

Apesar de as chuvas fortes na região Central atrapalharem pontualmente os trabalhos de plantio da safra de verão, que ainda ocorrem em alguns estados, as precipitações recentes foram bastante irregulares e ajudaram nos trabalhos e favorecem o desenvolvimento das plantas.

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas mais concentradas sobre a faixa Central do país entre os dias 24 de outubro a 01 de novembro. Entre 1 de novembro e 9 de novembro, uma condição mais úmida toma diversas áreas do país.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 24 de outubro 09 de novembro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 24 de outubro 09 de novembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Produtores do Sindicato Rural, Senar ,Emater atuando no campo na prática do MIP em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott
Produtores do Sindicato Rural, Senar ,Emater atuando no campo na prática do MIP em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott​

Soja na Fazenda Promissão em Andirá (PR). Envio de Marcos Margotto
Soja na Fazenda Promissão em Andirá (PR). Envio de Marcos Margotto

Lavoura de soja de Ivo Rusgoski e família em São João do Triunfo (PR). Envio de Ivo Rusgoski
Lavoura de soja de Ivo Rusgoski e família em São João do Triunfo (PR). Envio de Ivo Rusgoski​

Colheita trigo Ajuricaba (RS). Envio de Doglas Luís bandeira
Colheita trigo Ajuricaba (RS). Envio de Doglas Luís bandeira​

90% da semeadura da soja concluída em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
90% da semeadura da soja concluída em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário