Tempo: Áreas centrais do BR terão mais um dia de chuvas fortes, com alerta de tempestades no MS e SP

Publicado em 25/10/2018 11:25

LOGO nalogo

Esta quinta-feira (25) será mais um dia de fortes chuvas em áreas centrais do Brasil com sistemas de baixa pressão e instabilidades de uma frente fria que passou pela região Sudeste. Com a condição, são esperadas tempestades em áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo e chuvas intensas no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Em todo o Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo, são esperadas tempestades com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Com as tempestades, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 5ª feira - Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

A tendência é de que chova em áreas do Mato Grosso do Sul pelo menos até sábado, segundo a Climatempo. "As áreas de instabilidade formadas pelo excesso de calor e de umidade também vão provocar chuva em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, porém em geral a partir da tarde", disse a empresa meteorológica.

Em áreas mais centrais do estado de São Paulo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as precipitações serão mais brandas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. É baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 5ª feira - Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Bragança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De São Paulo, Presidente Prudente/Marília/Assis, Serra Da Mantiqueira

Também são esperados acumulados de chuva em áreas ao Sul de São Paulo, com chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. É baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 5ª feira - Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Bragança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De São Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis

Segundo a Climatempo, as instabilidades em áreas do Sudeste brasileiro aumentaram com a passagem de uma frente fria, que já está se afastando para o alto-mar, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. "Mas até o domingo, grandes volumes de chuva devem cair em áreas de todos os estados do Sudeste, inclusive nas capitais", informou.

Áreas de baixa pressão também organizam as instabilidades sobre o Sudeste e em outras regiões centrais do país. Sua presença, segundo a empresa meteorológica, reforça a concentração de ar úmido e quente na região, o que facilita a formação de nuvens carregadas sobre a região Sudeste.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (26/10 a 28/10) em todo o Brasil

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (26/10 a 28/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Em áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo também há previsão de chuvas intensas nesta quinta-feira. Em quase todo o estado capixaba chove entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 5ª feira - Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Serrana Capixaba, Metropolitana De Vitória, Litoral Sul Capixaba, Central Sul/Caparaó Capixaba, Rio Doce Capixaba, Centro-Oeste Capixaba, Nordeste Capixaba, Noroeste Capixaba

No Rio de Janeiro, no Sul do estado, as precipitações ficam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já no Norte e faixa central do estado, a chuva fica entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 5ª feira - Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Costa Verde, Baixadas Litorâneas, Metropolitana Do Rio De Janeiro, Médio Paraíba, Centrossul Fluminense, Serrana Fluminense

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 5ª feira - Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Costa Verde, Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Centrossul Fluminense, Serrana Fluminense

Apesar de as chuvas fortes na região Central atrapalharem pontualmente os trabalhos de plantio da safra de verão, que ainda ocorrem em alguns estados, as precipitações recentes foram bastante irregulares e ajudaram nos trabalhos. No Paraná, as chuvas têm atrapalhado o avanço dos trabalhos no campo.

Na sexta-feira (26), segundo a Climatempo, deve voltar a chover em áreas do Sul do Brasil. "Grandes aglomerados de nuvens carregadas voltam a se formar por todo o Sul do Brasil. Por isso, todas as áreas da Região terão um dia com predomínio de céu nublado e chuva a qualquer hora, que pode vir com moderada a forte intensidade".

Nesta quarta-feira (24), diversas cidades do Sudeste e Centro-Oeste registraram altos acumulados de chuva. Os cinco maiores do país foram em Bataguassu (MS): 85,8 mm, Juti (MS): 66,6 mm, Vil a Bela da Santíssima Trindade (MT): 59,4 mm, José Bonifácio (SP): 54,4 mm e Franca (SP): 53,6 mm.

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas mais concentradas sobre a faixa central do país entre os dias 25 de outubro a 02 de novembro. Entre 02 de novembro e 10 de novembro, uma condição mais úmida toma a região Nordeste e Sul.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 25 de outubro 10 de novembro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 25 de outubro 10 de novembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Ainda nesta quinta-feira, segundo o Inmet, é esperada baixa umidade em áreas do Maranhão e Tocantins e acumulado de chuva no Acre e Amazonas.

Plantio de soja na propriedade irmãos Galuppo em Nova Prata do Iguaçu (PR). Envio de Deoclecio Galuppo
Plantio de soja na propriedade irmãos Galuppo em Nova Prata do Iguaçu (PR). Envio de Deoclecio Galuppo

Plantio de soja KWS Sementes em Ibiporã (PR). Envio de Diogo Meneghel
Plantio de soja KWS Sementes em Ibiporã (PR). Envio de Diogo Meneghel​

Soja na Fazenda Promissão em Andirá (PR). Envio de Marcos Margotto
Soja na Fazenda Promissão em Andirá (PR). Envio de Marcos Margotto​

Soja na Fazenda Promissão em Andirá (PR). Envio de Marcos Margotto
​Soja na Fazenda Promissão em Andirá (PR). Envio de Marcos Margotto​

Lavoura de soja de Ivo Rusgoski e família em São João do Triunfo (PR). Envio de Ivo Rusgoski
Lavoura de soja de Ivo Rusgoski e família em São João do Triunfo (PR). Envio de Ivo Rusgoski​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário