Tempo: Ciclone Extratropical avança sobre o Sul do Brasil com alertas; chuvas seguem no Centro-Sul

Publicado em 26/10/2018 10:47

 

LOGO nalogo

Instabilidades seguem intensas sobre áreas do Centro-Sul do país nesses últimos dias, inclusive com danos em lavouras da safra de verão de soja por conta do excesso de chuvas. No final de semana, um Ciclone Extratropical se forma em áreas do Sul do Brasil e ascenda o alerta de danos na cidade e campo.

O Ciclone se forma na madrugada deste sábado (27), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), sobre o Rio Grande do Sul e depois avança para outras áreas. Com o sistema, são esperados ventos intensos, com rajadas variando de 60 a 120 km/h, nas áreas costeiras próximas ao litoral do Sul do Brasil.

Ciclone Extratropical - Modelo Cosmo Inmet - 27/10

"Este sistema deverá se intensificar e avançar para o litoral catarinense ao longo de sábado e, no domingo (28/10/2018), deverá influenciar não somente o litoral de Santa Catarina, mas também toda a faixa litorânea até o Rio de Janeiro", informou o instituto meteorológico brasileiro.

No litoral da região Sudeste, as máximas rajadas de vento podem chegar aos 90 km/h. O Inmet alerta para a população ficar atenta aos avisos meteorológicos, já que os modelos numéricos de previsão do tempo ainda apresentam soluções discrepantes em relação a área de formação e a intensidade do sistema.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/10 a 29/10) em todo o Brasil

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/10 a 29/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nesta sexta-feira (26), segundo o Inmet, seguem as chuvas fortes em áreas centrais do país. São esperadas ao longo do dia em Mato Grosso do Sul e em áreas de São Paulo, tempestades com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo com risco na cidade e no campo.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Em áreas centrais de São Paulo, as chuvas ficam entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Na parte Norte do estado, as precipitações ao longo do dia totalizam entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia com baixos riscos.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis

 Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Presidente Prudente/Marília/Assis, Serra Da Mantiqueira

Na faixa Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, há alerta nesta sexta-feira de acumulado de chuva, com precipitações entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. No entanto, é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Serrana Fluminense

Apesar de as chuvas fortes na região Central atrapalharem pontualmente os trabalhos de plantio da safra de verão, que ainda ocorrem em alguns estados, as precipitações recentes foram bastante irregulares e ajudaram nos trabalhos. No Paraná, as chuvas têm atrapalhado o avanço dos trabalhos no campo.

De acordo com dados do Inmet, durante a quinta-feira (25), diversas cidades do Centro-Sul do país tiveram chuvas. Os cinco maiores acumulados do país foram registrados em Conceição das Alagoas (MG): 71,2 mm, Itapoá (SC): 58,4 mm, Salinas (MG): 53,4 mm, Campina Verde (MG): 48,8 mm e Poxoréo (MT): 48,0 mm.

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas sobre a faixa central do país entre os dias 26 de outubro a 03 de novembro, mas com irregularidades. Entre 03 de novembro e 11 de novembro, uma condição mais úmida toma a região Sul.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 26 de outubro 11 de novembro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 26 de outubro 11 de novembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Colheita do milho na fazenda Santa Lúcia em Ourinhos (SP). Envio de Cachoni Cereais
Colheita do milho na fazenda Santa Lúcia em Ourinhos (SP). Envio de Cachoni Cereais

90% da semeadura da soja concluída em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
90% da semeadura da soja concluída em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​

Propriedade de Silvio Hasser em Pato Branco (PR). Envio do técnico Jonatan Tayllel Soares.
Propriedade de Silvio Hasser em Pato Branco (PR). Envio do técnico Jonatan Tayllel Soares.​

Acompanhamento técnico Cooperativa Casa. Área de Trigo em Sananduva (RS). Envio de Giovani Baroni
Acompanhamento técnico Cooperativa Casa. Área de Trigo em Sananduva (RS). Envio de Giovani Baroni​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário