Tempo: Sul do Brasil em alerta para temporais a partir desta 3ª; nova frente fria chega na 4ª

Publicado em 12/11/2018 14:46

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (12) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (12) - Fonte: Inmet

As instabilidades se intensificaram nas últimas horas sobre áreas da região Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, a partir desta terça-feira (13), a região deve ficar em alerta com temporais. Na quarta (14), uma nova frente fria chega à região.

"Em grande parte do Rio Grande do Sul, o dia terá predomínio de céu nublado e os temporais podem ocorrer a qualquer hora do dia. Na região de Uruguaiana, a chuva volumosa pode causar transtornos à população", noticia a empresa meteorológica.

Enquanto isso, na terça-feira, o Norte gaúcho, Centro-oeste e Sul de Santa Catarina e no Oeste e Sul do Paraná, o tempo fica aberto e o sol aparece com força, mas algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer sobre essas áreas durante a noite. 

"A chuva pode vir com moderada intensidade e há possibilidade de rajadas de vento, que podem chegar a 60km/h", informa a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/11 a 15/11) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/11 a 15/11) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A partir de quarta, uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil e provoca chuva em todas as áreas da região. "O alerta será para temporais a qualquer hora do dia em praticamente todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-oeste e sul do Paraná", prevê.

Nos últimos dias e nesta segunda-feira, instabilidades estiveram mais concentradas sobre o Centro-Norte do país, com alerta de acumulados em áreas da Bahia e Piauí, com previsão de chuvas de até 50 milímetros no dia, segundoo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Leia mais:
» Tempo: Áreas da Bahia têm acumulados de mais de 100 mm nos últimos dias e mais chuvas são previstas

Medições do Inmet mostram que cidades da Bahia tiveram altos acumulados nas últimas horas. Os cinco maiores volumes registrados ontem (11) em todo o país foram registrados em Águas Vermelhas (MG): 86,8 mm, São Felix do Araguaia (MT): 79,4 mm, Luiz Eduardo Magalhães (BA) 78,4 mm, Formoso do Rio Preto (BA): 74,4 mm e Caravelas (BA): 69,0 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário