Tempo: Semana começa com previsão de tempestades nesta 2ª feira em áreas do MS e SP

Publicado em 19/11/2018 10:31

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (19) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (19) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Instabilidades seguem localizadas sobre a faixa central do Brasil neste início de semana, levando mais precipitações para áreas produtoras. Com isso, tempestades são previstas em áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Há riscos com a condição na cidade e no campo.

Segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas nesses locais ficam entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Há riscos de corte de energia e estragos em plantações.

Apesar da condição mais adversa ocorrer nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, o tempo fica instável em grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Pará, de acordo com previsão da Climatempo.

"Os solos ficarão com bons níveis de umidade, o que vai favorecer o desenvolvimento das lavouras de soja, café e cana de açúcar, mas dificultar o término do plantio da soja em muitas propriedades, bem como a realização da colheita da cana de açúcar", informou a empresa.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestades nesta 2ª:

Mapa das áreas com alerta de tempestades nesta 2ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestades nesta 2ª:

Mapa das áreas com alerta de tempestades nesta 2ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Serra Da Mantiqueira

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/11 a 22/11) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/11 a 22/11) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda de acordo com a empresa meteorológica, esse tempo mais chuvoso deverá se manter sobre a faixa central do país pelo menos até o final de semana, principalmente sobre os estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Pará.

"Com o céu mais nublado, associado a temperaturas mais amenas, as condições não se manterão muito favoráveis ao pleno desenvolvimento das lavouras de soja, já que tal padrão meteorológico reduz as taxas fotossintéticas e eleva a pressão de ataque de doenças", destacou a Climatempo.

De acordo com dados da Climatempo, os cinco maiores acumulados no domingo (18) foram registrados em Santana do Livramento (RS): 122,8 mm, São Gabriel (RS): 116,6 mm, Tarauaca (AC): 89,2 mm, Uruguaiana (RS): 82,2 mm e Barcelos (AM): 68,0 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário