Tempo: Semana começa com alerta de acumulado de chuva em áreas do Matopiba; instabilidades seguem no Centro-Norte

Publicado em 03/12/2018 08:51

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (03) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (03) - Fonte: Inmet

Conforme previsto na última semana, as instabilidades devem se concentrar mais sobre a faixa Centro-Norte do país neste início do mês de dezembro. Com isso, diversos estados estão em alerta com as chuvas. Áreas do Matopiba, por exemplo, já iniciam a semana com expressivos acumulados.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas durante o dia em áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia ficam entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. No entanto, é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª:

Mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Vale Do Acre, Vale Do Jurua, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Marajo, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Metropolitana De Belem, Sul Do Amapa, Norte Do Amapa, Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense, Jalapão

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª:

Mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Centrossul Cearense, Sertao Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão Cearense, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, pelo menos até o final desta semana boas chuvas são previstas para a faixa Centro-Norte do país. Em alguns locais, altos volumes são esperados. Enquanto isso, menores volumes de chuva devem ocorrer em áreas da região Sul do Brasil.

Produtores de todo o país estão atentos com as condições do tempo. A ferrugem asiática chegou mais cedo. A situação mais grave, até este momento, é no estado do Paraná. Uma condição mais seca nos últimos dias favoreceu possíveis trabalhos de manejo, mas agora as chuvas retornam.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (04/12 a 06/12) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (04/12 a 06/12) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com dados do Inmet, cidades da faixa Centro-Norte do Brasil tiveram altos acumulados ontem (02). Os cinco maiores foram registrados em Primavera do Leste (MT): 101,8 mm, Comodoro (MT): 91,0 mm, Uberlândia (MG): 73,0 mm, Três Marias (MG): 62,0 mm e Curvelo (MG): 59,4 mm.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário