Tempo: Rio Grande do Sul terá mais chuvas pelo menos até última semana de janeiro; veja fotos e vídeos

Publicado em 14/01/2019 10:14

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (14) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (14) - Fonte: Inmet

Os últimos dias têm sido de chuvas volumosas sobre áreas do Rio Grande do Sul, inclusive com danos na cidade e em lavouras de arroz e soja e na pecuária (Veja imagens abaixo). Mapas estendidos apontam as precipitações em áreas do estado devem cessar apenas no final do mês.

"As instabilidades diminuem somente na última semana do mês, e mesmo assim ainda está longe de o estado gaúcho ter um dia completamente firme e ensolarado", noticiou a empresa meteorológica. Ao longo desta semana, as instabilidades tendem a perder força, mas não cessam.

Nesta segunda-feira, de acordo com previsão do tempo, áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Sul com possibilidade de grandes acumulados. "Há risco de temporais com rajadas de vento com mais de 60 km/h nas áreas de fronteira com o Uruguai. A temperatura da tarde cai um pouco em relação ao fim de semana, mas ainda não faz frio".

Veja mais:
» Chuva acumulada de até 500 milímetros alaga lavouras de soja e arroz na região de Dom Pedrito/RS

» 11 municípios da fronteira oeste gaúcha decretam emergência devido às chuvas

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (15/01 a 21/01) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (15/01 a 21/01) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"As últimas simulações indicam que chove de uma maneira ou outra pelos próximos 15 dias no estado gaúcho. Porém, como a chuva na maioria das vezes é tropical, parte dos dias serão aproveitáveis, mesmo que chova no fim da tarde", disse a Somar.

Apenas a partir da última semana de janeiro é que as instabilidades perdem forças de forma mais representativa, segundo a Somar. "O sol predomina e o tempo tende a ficar mais firme, pelo menos em parte do estado", complementou a empresa meteorológica.

De acordo com mapas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a precipitação acumulada nos últimos cinco dias já ultrapassa os 200 milímetros em áreas da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Mas também há altos volumes por outras áreas da região Sul.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Os cinco maiores acumulados em toda a região Sul do país no domingo (13) foram registrados em Rio do Campo (SC): 85,0 mm, Japira (PR): 68,2 mm, Caçador (SC): 43,4 mm, Colombo (PR): 33,6 mm e Vacaria (RS): 30,8 mm.

11 municípios do Rio Grande do Sul, até ontem, haviam decretado situação de emergência por conta das fortes chuvas, principalmente na região Oeste do estado. 3.340 estavam desalojadas e 1.552 desabrigadas, segundo a Defesa Civil.

Segundo mapa do Inmet de previsão de chuvas acumuladas para os próximos 7 dias, as precipitações devem seguir concentradas sobre os extremos do país nos próximos dias, com altos volumes sobre as regiões Sul e Norte do país. O Brasil central volta a receber algumas precipitações.

Veja mais:
» Chuvas volumosas seguirão nos extremos do país; cenário muda no BR central apenas no final da próxima semana

Enchente grande no Rio Santa Maria em Dom Pedrito (RS). Dos 120.000 ha que o município planta, 30.000 são à beira do rio. Envio de Rafael Rockenbach de Avila Enchente grande no Rio Santa Maria em Dom Pedrito (RS). Dos 120.000 ha que o município planta, 30.000 são à beira do rio. Envio de Rafael Rockenbach de Avila Enchente grande no Rio Santa Maria em Dom Pedrito (RS). Dos 120.000 ha que o município planta, 30.000 são à beira do rio. Envio de Rafael Rockenbach de AvilaRegistro de altos acumulados de chuva em cidades do RS nesta quinta-feira (10) - Foto: Reprodução/Redes sociais Registro de altos acumulados de chuva em cidades do RS nesta quinta-feira (10) - Foto: Reprodução/Redes sociais Registro de altos acumulados de chuva em cidades do RS nesta quinta-feira (10) - Foto: Reprodução/Redes sociaisRegistro de altos acumulados de chuva em cidades do RS nesta quinta-feira (10) - Foto: Reprodução/Redes sociais Chuvas em São do Gabriel Rosário e região Chuvas em São do Gabriel Rosário e regiãoChuvas em São do Gabriel Rosário e região Chuvas em São do Gabriel Rosário e região Chuvas em São do Gabriel Rosário e regiãoChuvas em São do Gabriel Rosário e região Chuvas em São do Gabriel Rosário e região Chuvas em São do Gabriel Rosário e regiãoChuvas em São do Gabriel Rosário e região Chuvas em São do Gabriel Rosário e região Registro de altos acumulados de chuva em cidades do RS nesta quinta-feira (10) - Foto: Reprodução/Redes sociais Registro de altos acumulados de chuva em cidades do RS nesta quinta-feira (10) - Foto: Reprodução/Redes sociais Excesso de chuvas em lavouras de soja na região de Caçapava do Sul (RS) - Foto: Guilherme MedeirosExcesso de chuvas em lavouras de soja na região de Caçapava do Sul (RS) - Foto: Guilherme Medeiros Excesso de chuvas em lavouras de soja na região de Caçapava do Sul (RS) - Foto: Guilherme Medeiros Excesso de chuvas em lavouras de soja na região de Caçapava do Sul (RS) - Foto: Guilherme MedeirosExcesso de chuvas em lavouras de soja na região de Caçapava do Sul (RS) - Foto: Guilherme Medeiros Excesso de chuvas em lavouras de soja na região de Caçapava do Sul (RS) - Foto: Guilherme Medeiros Lavouras de soja alagada na região de UruguaianaLavouras de soja alagada na região de Uruguaiana/RS Lavouras de soja alagada na região de Uruguaiana Lavouras de soja alagada na região de UruguaianaLavouras de soja alagada na região de Uruguaiana

Veja o mapa de precipitação acumulada para todo o Brasil nos próximos 7 dias:

Mapa de precipitação acumulada para todo o Brasil nos próximos 7 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet emitiu alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira para áreas do Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.

Soja no Dia de Campo no CPA da Copacol. Envio de David Clemente
Soja no Dia de Campo no CPA da Copacol. Envio de David Clemente

Lavouras de soja com alto percentual de perdas por Macrophomina Phaseolina e Phytophthora na Região de Naranjal, Paraguay. Envio do Eng. Agr. Cledison Conte

Lavouras de soja com alto percentual de perdas por Macrophomina Phaseolina e Phytophthora na Região de Naranjal, Paraguay. Envio do Eng. Agr. Cledison Conte

Lavoura de soja em Bela Vista do ParaIso (PR) envio de Mauro Rodrigues
Lavoura de soja em Bela Vista do ParaIso (PR) envio de Mauro Rodrigues

Lavoura de soja em Bela Vista do ParaIso (PR) envio de Mauro Rodrigues
Lavoura de soja em Bela Vista do ParaIso (PR) envio de Mauro Rodrigues

Lavouras de Soja no Oeste da Bahia, Fazenda Novo México, Grupo Calyxagro. Enviada por Carlos Cardoso Júnior, Engenheiro Agrônomo e Diretor do Grupo Calyxagro
Lavouras de Soja no Oeste da Bahia, Fazenda Novo México, Grupo Calyxagro. Enviada por Carlos Cardoso Júnior, Engenheiro Agrônomo e Diretor do Grupo Calyxagro

Plantação de soja na Fazenda Paraíso. Envio de Cezar Luiz Tozatti
​Plantação de soja na Fazenda Paraíso. Envio de Cezar Luiz Tozatti

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário