Chuvas volumosas seguirão nos extremos do país; cenário muda no BR central apenas no final da próxima semana

Naiane Araújo, meterologista do Inmet, conversou com o Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (11) e destacou a confirmação feita no início da semana, de que as chuvas iriam se concentrar no Rio Grande do Sul.
Por outro lado, as demais áreas da região Sul receberam menores volumes e chuvas mal distribuídas e passageiras, padrão que se manteve em grande parte do país. Já a região Norte também teve volumes mais significativos.
O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis favorece chuvas no Nordeste, mas estas ficaram concentradas principalmente no Maranhão, em parte do Piauí e no Ceará, mas foram mal distribuídas.
Ao longo do dia de hoje, uma frente fria irá se deslocar pelo Rio Grande do Sul, tangenciar Santa Catarina e, logo em seguida, se deslocar para o mar, por conta de um sistema de alta pressão que impede o avanço das frentes frias.
O modelo estendido aponta a ocorrência de volumes mais significativos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Norte do país até o dia 19. A área central ainda não deve ter volumes muito expressivos, o que pode mudar na semana seguinte.
0 comentário
São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de MG, ES, GO, MS e PR têm alerta para onda de calor até a tarde do Natal
Tempestade causa prejuízo no RS e instituições mantêm alerta para altos volumes de chuvas
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (23) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil segue com alertas de chuvas intensas, aponta Inmet
Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país