Tempo: Chuva retorna ao Sul em forma de tempestades com chances de granizo em áreas do RS, SC e PR

Publicado em 31/01/2019 11:33 e atualizado em 31/01/2019 14:17
5090 exibições

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (31) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (31) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Instabilidades retornaram para a região Sul do Brasil nesta quinta-feira (31) após dias de tempo mais firme. De acordo com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são previstas tempestades sobre áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", informa o Inmet. O aviso vai até a madrugada de sexta.

De acordo com a Climatempo, uma frente fria avança sobre a região Sul do país a partir desta sexta-feira (1º), aumentando ainda mais as chuvas na região, que já ocorrem nesta quinta. Nos últimos dias, as precipitações no Sul ocorriam mais em forma de pancadas e em pleno calor.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Litoral Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Litoral Norte Catarinense

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (01/02 a 07/02) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (01/02 a 07/02) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA (The Center for Ocean-Land-Atmosphere Studies) Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA (The Center for Ocean-Land-Atmosphere Studies) Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA (The Center for Ocean-Land-Atmosphere Studies)
Fonte: COLA (The Center for Ocean-Land-Atmosphere Studies)

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet e o GFS do COLA, as chuvas nesta quinta-feira (31) retornam mais concentradas sobre áreas do extremo Sul do Rio Grande do Sul. Ao longo dos próximos dias, a frente fria avança e leva mais chuvas também para áreas do Leste de Santa Catarina e Paraná.

A partir do dia 04 de fevereiro, o modelo do instituto brasileiro aponta bons volumes de chuva para áreas do Paraná. Logo no dia seguinte, as chuvas já avançam sobre o oceano e áreas da região Sudeste do Brasil. Nos próximos dias, as precipitações seguirão mais sobre o Norte.

Segundo dados do Inmet, já nesta quarta-feira (30), áreas da região Sul receberam chuvas. Os cinco maiores acumulados foram registrados em Bom Jardim da Serra (SC): 21,6 mm, Santa Vitória do Palmar (RS): 14,8 mm, Dionísio Cerqueira (SC): 11,8 mm, Canela (RS): 10,2 mm e Serafina Corrêa (RS): 7,0 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O retorno das nebulosidades ao Sul deve amenizar o forte calor na região. "Janeiro de 2019 termina extremamente quente no Sul do Brasil. As temperaturas máximas do dia 30 ultrapassaram os 38°C nos três estados da Região e podem se aproximar mais dos 40°C nesta quinta-feira, 31 de janeiro", informou a Climatempo.

Ainda de acordo com o Inmet, segue o aviso de onda de calor para até sábado (02) em áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Previsão do tempo estendida para o Brasil

De acordo com o mapa de precipitação acumulada do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nos próximos sete dias, as chuvas seguirão bem distribuídas sobre o Norte, mas a região Sul e partes do Sudeste terão áreas com acumulados de cerca de 400 milímetros.

Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada do modelo Cosmo para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de previsão de precipitação acumulada do modelo Cosmo para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsões do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) apontam que, no período de 31 de janeiro até 08 de fevereiro, as chuvas volumosas ficarão concentradas sobre a região Norte, mas chove em várias partes do país.

De 08 de fevereiro até 16 de fevereiro, as chuvas seguirão mais concentradas sobre a região Norte do país, mas áreas da faixa central do país também voltam a receber precipitações mais volumosas, podendo chegar, inclusive, até áreas da Bahia e Minas Gerais. No Sul, a condição fica mais firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 31 de janeiro até 16 de fevereiro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 31 de janeiro até 16 de fevereiro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Lavoura de soja Variedade 54i52 ipro do produtor Neudir Rupollo em Barra Funda (RS). Envio do consultor técnico Luciano Colombo
Lavoura de soja Variedade 54i52 ipro do produtor Neudir Rupollo em Barra Funda (RS). Envio do consultor técnico Luciano Colombo

Região de Santa Rita, Paraguai. Envio de Edson Roberto Scolaro
Região de Santa Rita, Paraguai. Envio de Edson Roberto Scolaro

Lavoura de soja Variedade Zeus do produtor Iraldo Beckmann em Sarandi (RS). Envio de Tiago Colombo
Lavoura de soja Variedade Zeus do produtor Iraldo Beckmann em Sarandi (RS). Envio de Tiago Colombo

Colheita de soja em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Colheita de soja em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Colheita no Oeste do MT
Colheita no Oeste do MT

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário