Informação de onda de calor em fevereiro é falsa, alerta Inmet

Publicado em 01/02/2019 16:41 e atualizado em 02/02/2019 10:10
2625 exibições

Uma publicação dizendo que o mês de fevereiro será o mais quente da história no Brasil têm sido divulgada nas redes sociais. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no entanto, alerta que essa informação é falsa.

"Institutos de meteorologia alertam para uma forte onda de calor em fevereiro, segundo Inmet( Instituto Nacional de Meteorologia) e Institutosdo Chile, divulgam que será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições. Por isso, crianças e idosos, pessoas com problemasde pressão e cardiovasculares terão atenção especial..Muita água..Nadade exercícios depois das 8 da manhã e antes das 18 da noite...E detalhe , não há previsão para um dia sequer de chuva..A defesa civil também prevê desabastecimento da água e energia.. Fica a dica..Nada de crianças e idosos em praias e piscinas nesse período de horário..Repassem para que as pessoas estejam informadas e tomem os cuidados necessários", diz a publicação republicada em vários perfis.

Informação de onda de calor no Brasil em fevereiro é falsa - Foto: Reprodução/Redes sociais
Publicação sobre onda de calor em vários perfis em redes sociais - Foto: Reprodução/Redes sociais

Em nota divulgada no site, o Inmet, uma das entidades meteorológicas citadas na publicação da rede social, esclarece que não há nenhum embasamento nas informações divulgadas nas redes.

"Não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática, tratando-se, portanto, de notícia falsa", diz um trecho da nota do instituto.

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, mapas de tendência de chuvas para os próximos meses nãom apontam condição de tempo que possa gerar preocupação para as regiões do Brasil.

"Fevereiro tende a ser um mês excelente de chuva pra a faixa central do país e um cenário de normalidade é previsto para o Sul, Norte e Nordeste", afirma o meteorologista do instituto.

Veja mais:
» Bloqueio atmosférico enfraquece e região central do país volta a ter chuvas generalizadas a partir de terça-feira (05)

Por Jhonatas Simião
Fonte Notícias Agrícolas

Nenhum comentário