Tempo: Semana encerra com chuvas de verão em áreas da região Centro-Oeste e tempestades no Sul e Sudeste

Publicado em 08/03/2019 11:03

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (08) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (08) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A semana termina com instabilidades sobre a maior parte do Brasil, conforme mostram imagens de satélite. As chuvas de verão devem retornar nesta sexta-feira (08) para áreas da região Centro-Oeste. No Sul e Sudeste, há alerta de tempestade.

A Climatempo destaca que as chuvas na região Centro-Oeste serão em padrão típico de verão, em forma de pancadas e isoladas. "O aquecimento e alta umidade do ar vão favorecer o crescimento de nuvens carregadas em geral a partir do meio da tarde".

Somente em áreas do Sul de Goiás é que as chuvas podem aparecer já na manhã desta sexta, mas depois retornam em forma de pancadas mais tarde. Essa situação de instabilidades e pancadas de verão deve continuar pelo final de semana por toda a região.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 144 horas (08/03 a 13/03) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 144 horas (08/03 a 13/03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda segundo a empresa meteorológica, a previsão é de que as chuvas na região sejam de moderada a forte intensidade, com risco de raios e rajadas de vento. "A situação é de atenção, pois a chuva vem em forma de temporais, que serão rápidos e localizados".

A colheita da soja em Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil, está com colheita praticamente finalizada e não deve sentir tantos reflexos com as chuvas. Por outro lado, produtores no Sul do país devem estar atentos com as previsões localizadas.

Em 1º de março, o Imea (Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária), apontou que a colheita da soja em Mato Grosso estava em 87,71%. No Sul, no Paraná, o Deral (Departamento de Economia Rural) aponta trabalhos em 51% da área.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 3 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos últimos 3 dias no Brasil: Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos últimos 3 dias, segundo mapa do Inmet, bons acumulados foram registrados por quase todo o Brasil. Ontem (07), os maiores volumes foram registrados em Belém (PA): 84,7 mm, Ararangua (SC): 77,6 mm, São Luis (MA): 76,0 mm, Serafina Corrêa (RS): 72,4 mm e Torres (RS): 66,6 mm.

O desenvolvimento da safrinha, porém, seguirá favorecido. "Uma mistura de dias chuvosos e dias de céu aberto com temperaturas elevadas dão forma para um cenário muito favorável para o desenvolvimento da segunda safra de milho no país", disse a ARC Mercosul (AgResource).

No acumulado dos próximos 7 dias, mapa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), aponta chuvas por quase todo o país e volumes expressivos sobre áreas isoladas no Sul do país e Centro-Norte. Áreas do Nordeste terão baixos volumes no período.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada dos próximos 7 dias:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada dos próximos 7 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta sexta-feira, o Inmet alerta para tempestades e chuvas intensas em diversas áreas do Centro-Norte, Norte e Nordeste. O aviso é de tempestades em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Chuvas intensas são previstas para áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo, enquanto que localidades de Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins, o alerta é de acumulado de chuva.

Veja o mapa das áreas com alerta nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 08 até 16 de março, as chuvas caem sobre a maior parte do Brasil, com exceção de algumas áreas do Nordeste e sertão nordestino.

De 16 de março até 24 de março, as precipitações se concentram sobre áreas do Centro-Norte do Brasil, mas também ocorrem em alguns pontos do Sudeste. Áreas da região Sul, Centro-Oeste e Nordeste terão uma condição mais seca no período. Esse mapa de tendência pode sofrer mudanças.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 08 de março até 24 de março:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 08 de março até 24 de março - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário