Tempo: Frente fria avança pelo país com alerta de chuvas fortes no RS, SC, PR, MS e SP nesta 6ª

Publicado em 05/04/2019 10:53

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (05) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (05) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A frente fria segue atuando sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira (05), mas agora consegue percorrer quase todos os estados da região com alertas de chuvas fortes e também chegam até pontos do Centro-Oeste e Sudeste. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta.

"A situação de tempo severo está associada com o deslocamento de uma frente fria que vai causar um grande choque térmico com o ar muito quente que está sobre a Região. Grandes e fortes áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil até o domingo e todos os estados devem ter várias tempestades", destacou a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (06/04 a 08/04) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (06/04 a 08/04) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com o instituto meteorológico brasileiro, áreas mais ao Centro-Norte do Rio Grande do Sul, Oeste e centro de Santa Catarina e Leste e Sul do estado do Paraná têm perigo relacionado com a previsão de tempestade ao longo desta sexta-feira. O aviso vale para até às 23h.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destacou o Inmet em referência ao alerta nesta sexta-feira.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

O avanço da frente fria também favorece alerta de chuvas intensas em quase todo o Mato Grosso do Sul e partes de São Paulo. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h)", reportou o Inmet. São baixos os riscos de descargas, queda de árvores e alagamentos.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 6ª:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 6ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

A consultoria ARC Mercosul (AgResource) destacou em boletim nesta semana que as precipitações em áreas do Sul do país podem impactar os trabalhos de colheita da soja. No Paraná, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural), a colheita chega a 89% e no Rio Grande do Sul estão em 32%, segundo a Emater/RS.

De acordo com o mapa de chuvas do Inmet para os próximos sete dias, altos volumes devem seguir sobre áreas do Centro-Norte do país, com destaque para volumes acima de 150 mm em pontos do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nesta nova atualização, o modelo traz ainda chuvas mais generalizadas sobre áreas do Sul e Sudeste.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Na sequência da frente fria, uma massa de ar frio é esperada para a região Sul, especialmente em áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Centro-Sul do Paraná. "Arrisco a falar que temperatura deva ficar entre 6°C e 10°C. Será uma massa intensa porque ela se formará pelo continente", diz Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

De acordo com dados de precipitação acumulada do Inmet, somente nas primeiras horas desta sexta, altos acumulados foram registrados em áreas da região Sul. Os cinco maiores ocorreram em Dionísio Cerqueira (SC): 137,0 mm, Santa Maria (RS): 104,0 mm, São Vicente do Sul (RS): 82,6 mm, Foz do Iguaçu (PR): 68,8 mm e Rio Pardo (RS): 62,8 mm.

O mapa de precipitação acumulada do Inmet dos últimos três dias mostra que as chuvas no país no período ficaram mais concentradas sobre a faixa Centro-Norte do país, com destaque para áreas do Norte e Nordeste. No entanto, com a chegada dessa frente fria pelo Sul do Brasil esse cenário deve mudar.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta sexta-feira, segundo o Inmet, também há alerta de acumulado de chuva em áreas do Maranhão e Pará.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 05 até 13 de abril, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas retornam em áreas centrais e do Sul.

De 13 até 21 de abril, as precipitações voltam a se concentrar mais sobre áreas do Centro-Norte do Brasil. Várias áreas do país passam por um período de tempo mais firme, dentre elas pontos do Matopiba e Nordeste, áreas do Centro-Norte, Sudeste e Sul do Brasil, onde caem baixos volumes.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 05 de abril até 21 de abril:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 05 de abril até 21 de abril - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Pôr do Sol em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Pôr do Sol em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Propriedade em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Propriedade em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Propriedade em Passos (MG). Envio de Andrea Baquiao
Propriedade em Passos (MG). Envio de Andrea Baquiao

Estria Bacteriana atacando o Milho Segunda Safra em Corbélia (PR). Envio Eng. Agr. Marcos André Simon
Estria Bacteriana atacando o Milho Segunda Safra em Corbélia (PR). Envio Eng. Agr. Marcos André Simon

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário