Tempo: RS e SC em alerta de tempestades de até 100 mm/dia, ventos e granizo nesta 3ª; nova frente fria chega no final da semana

Publicado em 16/04/2019 11:01

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (16) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (16) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Instabilidades avançam sobre áreas da região Sul do Brasil neste início de semana e devem levar muita chuva para áreas dos três estados. Nesta terça-feira (16), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para tempestades em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

"O deslocamento de um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera e o desenvolvimento de um sistema de baixa pressão atmosférica no mar ao largo da Região, ajudaram a formar os grandes núcleos de nuvens carregadas", destacou a Climatempo.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", informa o instituto meteorológico brasileiro. O aviso vale para até às 18h desta terça-feira.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 3ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 3ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Litoral Gaúcho

Apesar de volumosas, as chuvas devem passar rápido sobre áreas da região Sul do Brasil. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, já nesta quarta-feira (17) instabilidades começam a se afastar, e na quinta-feira (18), o tempo firme volta para áreas do Sul do país.

As chuvas previstas para áreas da região Sul nos próximos dias podem novamente impactar a finalização dos trabalhos de colheita da soja. No Rio Grande do Sul, por exemplo, até a semana passada, 68% da área do estado com a oleaginosa tinha os trabalhos finalizados.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (17/04 a 19/04) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (17/04 a 19/04) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

No milho, a colheita está em 75% da área, evoluindo 5% em relação à semana anterior; 16% das lavouras estão maduras e por colher e 9%, em enchimento de grãos. Enquanto isso, no arroz, os trabalhos de colheita no campo seguem e atingem os 72% de área, com 25% maduras e por colher.

No Paraná, os trabalhos de colheita da soja também estão próximos do final e do plantio do milho já foram encerrados, conforme apontado pelo último relatório do Deral (Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná).

Márcio Bonesi, presidente da Aprosoja-PR, disse em entrevista ao Notícias Agrícolas que as condições das lavouras de milho estão excelentes e as expectativas dos produtores são muito boas para grandes produtividades na colheita que deve se iniciar em meados de junho e se estender até agosto.

Veja mais:
» Plantio do milho safrinha se encerra no PR e condições estão excelentes; colheita da soja se encaminha para o final

O mapa de precipitação acumulada do Inmet aponta que os maiores volumes no país estavam mais concentrados sobre a faixa Centro-Norte. No entanto, nas primeiras horas desta terça-feira, volumes expressivos já são vistos pelo Sul. Os três maiores foram em Tramandaí (RS): 97,6 mm, Tupanciretã (RS): 74,4 mm e Ibirubá (RS): 65,8 mm.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta segunda-feira, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, confirmou a chegada das chuvas volumosas para a região, mas de forma rápida. No entanto, no final da semana, mais chuvas são previstas para o Sul.

"Entre a sexta-feira e o sábado, a gente tem a chegada de uma nova frente fria, que vai atuar sobre o país, e esse sistema vai trazer chuvas mais significativas para a porção Sul do país, inclusive o domingo de páscoa pode ser bem chuvoso", disse Almeida. O frio também deve retornar.

Veja mais:
» Semana começa com retorno das chuvas para a região Sul e mais precipitações no RJ, SP e MG

Ainda nesta terça-feira, segundo o Inmet, há previsão de altos acumulados em áreas da Bahia, Minas Gerais e Sergipe, além de chuvas intensas em localidades do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 16 até 24 de abril, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas voltam para a maior parte do país, ainda que em menores volumes.

De 24 até 02 de maio, as precipitações passam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte das regiões Norte e Nordeste e alguns pontos do Sudeste. Na maior parte do país, a previsão é de tempo mais seco ou com baixos volumes de precipitação acumulada.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 16 de abril até 02 de maio:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 16 de abril até 02 de maio - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Colheita de Milho em Serafina Correa (RS). Envio de Diovani Mateus Stefenon
Colheita de Milho em Serafina Correa (RS). Envio de Diovani Mateus Stefenon

Final da colheita no sítio do produtor Ademir Remussi em São João da Urtiga (RS) Envio do Técnico Agrícola Robson Remussi
Final da colheita no sítio do produtor Ademir Remussi em São João da Urtiga (RS) Envio do Técnico Agrícola Robson Remussi

Área de feijão no município de Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícola, David Clemente.
Área de feijão no município de Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícola, David Clemente.

Granja Muzzo em Getúlio Vargas (RS). Envio de Roges Muzzo
Granja Muzzo em Getúlio Vargas (RS). Envio de Roges Muzzo

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário