Tempo: Semana começa com alerta de fortes tempestades no Sul; final de semana teve granizo no RS

Publicado em 06/05/2019 10:55

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (06) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (06) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A semana começa com tempestades sobre a maior parte da região Sul do Brasil. O final de semana já foi de chuvas na região e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) avisa que novas precipitações com ventos intensos e granizo podem ocorrer nesta segunda-feira (06) no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destacou o instituto meteorológico brasileiro. O alerta é de perigo potencial e vale para todo o dia.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

A Climatempo destaca que esta segunda-feira seguirá com chuvas sobre a maior parte do Sul. Apesar da condição mais adversa ocorrer no Rio Grande do Sul, não estão descartadas precipitações em áreas dos outros estados. No entanto, elas caem em forma de pancadas e menos generalizadas.

"À medida que a chuva vai avançando pelo interior do Rio Grande do Sul e também para o sul do estado de Santa Catarina, perde força nas áreas da fronteira com o Uruguai", destacou a empresa meteorológica.

A passagem de uma frente fria sobre o Sul do Brasil favoreceu o aumento de instabilidades sobre a região no final de semana e persiste ainda nesta segunda-feira. Algumas cidades do Rio Grande do Sul, inclusive, tiveram registro de granizo. Até o momento, não há registro de danos em lavouras.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (07/05 a 09/05) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (07/05 a 09/05) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

As cidades de Lajeado (RS), Campo Bom (RS) e Sapiranga (RS) foram as mais atingidas com as chuvas no domingo (05) no estado gaúcho. De acordo com informações da Defesa Civil da cidade de Sapiranga, ao menos 100 casas foram danificadas com as fortes precipitações, mas também houve queda de árvores e muro.

Apenas nas primeiras horas desta segunda-feira, várias cidades da região Sul do Brasil tiveram acumulados expressivos de chuva. Até às 10h50, os cinco maiores eram em São Borja (RS): 71,6 mm, Santa Vitoria do Palmar (RS): 63,2 mm, Campos Novos (SC): 62,4 mm, São Luiz Gonzaga (RS): 52,8 mm e Oiapoque (AP): 43,6 mm.

Temporal com granizo em Sapiranga (RS) - Foto: Samanta Castro
Temporal com granizo em Sapiranga (RS) - Foto: Samanta Castro

Temporal com granizo em Sapiranga (RS) - Foto: Samanta Castro
Temporal com granizo em Sapiranga (RS) - Foto: Samanta Castro

 

Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, havia informado ao Notícias Agrícolas a condição mais instável sobre a região Sul do Brasil com a atuação de uma frente fria. A especialista pontou ainda que as chuvas podem retornar na segunda parte da semana com um novo sistema meteorológico.

Além das chuvas, Naiane também disse que haverá ao longo dos próximos dias um leve declínio das temperaturas no Sul do país, mas nada significativo. Algumas áreas da região Sudeste também podem sentir o tempo mais frio. O principal sistema que predomina é uma massa de ar mais quente e úmida pelo país.

Nos próximos sete dias, a região Sul receberá acumulados de chuvas acima de 100 mm. O Norte também terá altos volumes sobre quase todos os estados. Na maior parte do Nordeste, incluindo o sertão nordestino, as precipitações ficarão escassas. Baixos volumes são esperados em áreas centrais e do Sudeste.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta segunda-feira, de acordo com o Inmet, o dia também é de alerta com chuvas intensas no Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 06 até 14 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas voltam isoladamente em áreas do Sul.

De 14 de maio até 22 de maio, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte. Na maior parte do Brasil, as chuvas ocorrem de forma muito isolada, quando não, passam por uma condição de tempo mais seco.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 06 de maio até 22 de maio:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 06 de maio até 22 de maio - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário