Tempo: Outono termina com muito frio e chuva sobre áreas da região Sul e Sudeste do Brasil

Publicado em 19/06/2019 11:01
629 exibições

Imagem de satélite nesta quarta-feira (19) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta terça-feira (18) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

O outono termina nesta sexta feira (21) no Brasil dando espaço para o inverno. Segundo modelos meteorológicos, a previsão é de que a estação termine com chuvas e muito frio sobre a região Sul do país. Enquanto isso, o tempo seco segue sobre a maior parte do país.

“O outono de 2019 vai terminar frio no Sul do Brasil por causa da passagem de de uma massa de origem polar. A acentuada queda da temperatura nos últimos dias da estação não vai mudar a característica quente do outono de 2019”, disse a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (19/06 a 22/06) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (19/06 a 22/06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segue o alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de declínio acentuado de temperatura com perigo potencial sobre toda a região Sul do Brasil nesta quarta (19). O aviso vai até quinta-feira (20). "Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC", afirma o instituto.

Veja o mapa das áreas com alerta de declínio de temperatura nesta 3ª feira:

Mapa das áreas com alerta de declínio de temperatura nesta 3ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, disse que a queda acentuada de temperatura deve favorecer geadas em áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de chegar ao Paraná. O frio também será sentido sobre partes da região Sudeste.

Neste momento, as culturas de inverno estão em desenvolvimento na região Sul do Brasil. As chuvas nos últimos 20 dias impactaram o plantio no Rio Grande do Sul, por exemplo. Segundo Leomar Luis Tombini, presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, após perdas na soja, a região deve ter aumento na área de trigo.

Na terça-feira (18), baixas temperaturas já foram registradas sobre diversas cidades das regiões Sudeste e Sul do país. As cinco menores temperaturas ocorreram em Itatiaia (RJ): -2°C, Maria da Fé (MG): 5,6°C, Monte Verde (MG): 6°C, General Carneiro (PR): 6°C e Bom Jardim da Serra (SC): 6,8°C.

Além do frio, chuvas também são previstas para áreas do Sul e Sudeste do Brasil com o avanço de uma frente fria que traz a forte massa de ar frio. “Quase toda a Região Sul tem um dia com muitas nuvens e há previsão de chuva a qualquer hora, mas em geral com fraca a moderada intensidade”, informa a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (20/06 a 23/06) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (20/06 a 23/06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

“Uma nova frente fria vai trazer instabilidade para a divisa de São Paulo com o Paraná na quarta-feira, 19 de junho. No feriado de Corpus Christi, dia 20 de junho, tem previsão de chuva para o leste do estado, incluindo a capital paulista”, diz a Climatempo. O frio retorna.

Enquanto chove sobre áreas do Sul e Sudeste, uma condição segue segue sobre a maior parte do país. Nos próximos sete dias, o modelo Cosmo mostra que as chuvas mais consistentes seguirão sobre o Norte do país e em pontos do Sul e Nordeste, mas com baixos volumes. A maior parte do país tem tempo firme.

Veja o mapa com a precipitação dos próximos sete dias em todo o Brasil

Mapa com a precipitação dos próximos sete dias em todo o Brasil -  Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 19 até 27 de junho, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas também voltam leves ao Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste em baixos volumes.

De 27 de junho até 05 de julho, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas ao extremo Norte e também seguem sobre áreas da região Sul e partes do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, mas neste período ficam mais volumosas. Áreas centrais do país ainda terão tempo firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 19 até 05 de julho:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 19 até 05 de julho - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Dia de campo milho safrinha em Nova Toledo - Paraguay. Envio de Nilson Kohler
Dia de campo milho safrinha em Nova Toledo - Paraguay. Envio de Nilson Kohler

Iniciando a colheita de milho segunda safra em Naranjal- Paraguay. Envio de Cledison Conte
Iniciando a colheita de milho segunda safra em Naranjal- Paraguay. Envio de Cledison Conte

Colheita Milho 2ª Safra em Sapezal (MT)
Colheita Milho 2ª Safra em Sapezal (MT)

Colheita Safrinha 2019 em Corbélia (PR). Envio do Eng. Agrônomo Fernando J Silva.
Colheita Safrinha 2019 em Corbélia (PR). Envio do Eng. Agrônomo Fernando J Silva.

Clique e envie sua foto ou vídeo! Mande também através do WhatsApp (19) 99767-0241, pelo Instagram@jornalistadotempo ou com a #jornalistadotempo

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte: Notícia Agrícolas

0 comentário