Tempo: RS em alerta de tempestade com até 50 mm nesta 5ª feira e rajadas de vento

Publicado em 08/08/2019 11:27

Imagem de satélite nesta quinta-feira (08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta quinta-feira (08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A quinta-feira (08) será de chuva e ventos fortes em áreas do Rio Grande do Sul com áreas de instabilidade e uma frente fria que passa sobre a região Sul do Brasil. No Paraná e em Santa Catarina, segundo a Climatempo, a chuva deve só aparecer a partir de sexta-feira (09).

"Apenas o norte do Rio Grande do Sul ainda fica sem chuva nesta quinta. O dia será de sol forte. Para a região de Porto Alegre, Santa Maria e São Luiz Gonzaga, a previsão é de sol pela manhã e pancadas de chuva entre à tarde e à noite", destaca a Climatempo.

Ainda de acordo com a empresa meteorológica, na região de Campanha, deve chover a qualquer hora do dia, mas o sol ainda vai aparecer em alguns momentos nesta quinta-feira. Rio Grande também deve ter chuva frequente. Há chances de raios.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (09/08 a 11/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (09/08 a 11/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, emitiu alerta de tempestade para o Centro-Sul do estado gaúcho nesta quinta e sexta-feira, incluindo Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões, Litoral Gaúcho.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca a empresa meteorológica.

A Climatempo destaca que as rajadas de vento em áreas do Sul podem chegar a até 70 km/h.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta quinta-feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta quinta-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões, Litoral Gaúcho

Nesta quinta-feira, as chuvas ainda não conseguem avançar muito no Paraná e Santa Catarina, mas elas podem chegar no decorrer dos dias. "Uma massa de ar seco ainda predomina sobre o Paraná e Santa Catarina, incluindo Curitiba e Florianópolis, com condições para uma quinta de sol forte", diz a empresa.

Já na sexta-feira, uma nova frente  fria atinge os três estados com chuva de moderada à forte intensidade. No sábado (10), uma nova frente fria consegue chegar mais ativamente sobre o Paraná e ainda provoca chuva nos três estados do Sul.

Os ventos vão seguir fortes na sexta e sábado com um outro sistema, um ciclone extratropical. "Este sistema poderá provocar rajadas de vento de até 90 km/h no sul e leste do Rio Grande do Sul na sexta-feira e no sábado, 10 de agosto", disse a Climatempo.

Ainda que em baixos volumes, cidades da região Sul do Brasil já registraram acumulados de chuva nesta quinta-feira. Enquanto isso, o mapa de precipitação acumulada do Inmet mostra que nos últimos 15 dias várias áreas centrais do país tiveram baixos acumulados de chuva.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 15 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos últimos 15 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos próximos sete dias, de 26 de junho até 03 de julho, a previsão do tempo aponta que chuvas de moderada até forte intensidade vão se acumular sobre áreas do Centro-Sul do Brasil, incluindo partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Também chove forte sobre o Norte. Na maior parte do país, segue o tempo firme.

Veja o mapa das áreas com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias:

Mapa das áreas com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda de acordo com o Inmet, nesta quinta-feira, também há alerta de acumulado de chuva em áreas da Bahia, além de baixa umidade em pontos do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 08 até 16 de agosto, as chuvas mais volumosas caem sobre as extremidades do país.

De 16 até 24 de agosto, a tendência segue a mesma do mapa anterior, mas com maior abrangência das chuvas sobre a região Norte do país. No Sul, as precipitações se concentram no extremo. A maior parte da região central do país ainda terá tempo firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 08 até 24 de agosto:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 08 até 24 de agosto - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário