Tempo: Chuvas retornam para áreas de SC e PR nesta 3ª, mas duram pouco; MT e MS terão mais umidade

Publicado em 27/08/2019 11:04

Imagem de satélite nesta segunda-feira (26) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta segunda-feira (26) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A semana começou com o retorno de instabilidades sobre áreas da região Sul do Brasil, mas as chuvas na segunda-feira (26) estavam mais isoladas sobre pontos do estado do Rio Grande do Sul. Já nesta terça-feira (27), a circulação dos ventos favorece mudanças sobre áreas de Santa Catarina e Paraná.

"A circulação de ventos em níveis médios da atmosfera favorece o aumento da umidade em Santa Catarina e também no Paraná nesta terça-feira (27). O sol aparece entre muitas nuvens no decorrer do dia e há previsão de chuva", destaca a Climatempo.

Essas áreas do Sul do Brasil não devem ter grandes temporais, mas as chuvas podem acontecer a qualquer hora do dia, segundo a empresa meteorológica, principalmente sobre o Centro-Sul e Oeste do Paraná, serra gaúcha e em todo o estado de Santa Catarina.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (28/08 a 30/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (28/08 a 30/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Depois das chuvas, a maior parte do estado do Rio Grande do Sul e Norte e Leste do Paraná terá tempo firme com bastante sol e sem chuvas. "O dia já começou com tempo aberto e deve seguir assim até o fim do dia", destacou a Climatempo sobre as condições do tempo nesta terça.

Para os próximos dias, a tendência é que o tempo firme volte a dar as caras sobre a região Sul do Brasil. "Algumas nuvens ainda vão se formar sobre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, mas ocorrem aberturas de sol e não chove", disse a empresa. Faz calor em Porto Alegre.

A partir de quinta-feira (29), o tempo volta a mudar sobre o estado do Rio Grande do Sul com a atuação de uma frente fria. "Voltam as condições para chuva com raios e com rajadas de vento", disse a empresa meteorológica. Essa frente consegue avançar sobre toda a região.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias mostra que a maior parte do país seguirá sem chuvas volumosas pelo menos até o dia 02 de setembro. A região Sul terá acumulados fracos a moderados no período e as precipitações seguirão sobre o Norte.

Nos últimos cinco dias, dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que os maiores volumes de chuva no período foram registrados em áreas da região Norte, com volumes altos em áreas do Acre na divisa com Amazonas e também em áreas do Leste Nordestino e do Sudeste.

Ainda nesta terça-feira, áreas de instabilidade também vão influenciar chuvas no oeste do Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul e seguem em determinadas áreas. "Entre a quarta e a quinta-feira as pancadas de chuva ficam concentradas entre o centro-oeste e o norte de Mato Grosso", diz a Climatempo.

O Inmet emitiu alertas para esta terça-feira de baixa umidade em áreas da Bahia e Piauí.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 27 de agosto até 04 de setembro, as chuvas mais volumosas ocorrem sobre áreas do Sul, Sudeste, Norte e litoral Nordestino.

De 04 até 12 de setembro, a tendência do mapa do NOAA segue a mesma do período anterior sobre a maior parte do país, mas volumes mais expressivos passarão a ser vistos sobre áreas das regiões Norte e Sul do Brasil, com precipitações moderadas a altas.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 27 de agosto até 12 de setembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 27 de agosto até 12 de setembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Crop Tour 2019, Illinois - EUA
Crop Tour 2019, Illinois - EUA

Irrigação de salvamento em cana de açúcar na cidade de Quirinópolis (GO). Envio do Eng. Agrônomo Fabiano Tiago Oliveira
Irrigação de salvamento em cana de açúcar na cidade de Quirinópolis (GO). Envio do Eng. Agrônomo Fabiano Tiago Oliveira

Crop Tour 2019, Illinois - EUA
Crop Tour 2019, Illinois - EUA

CropTour 2019, Indiana - EUA.
CropTour 2019, Indiana - EUA.

CropTour 2019, Indiana - EUA.
CropTour 2019, Indiana - EUA.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário